Página inicial > Institucional > Notícias > Estudantes da rede municipal de Educação participam de Projeto que estimula a participação política

Criado: Terça, 15 de Agosto de 2023, 09h48 | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2023, 09h48 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 09h48

Projeto Parlamento Jovem percorre oito escolas municipais, debate a democracia e promove a reflexão sobre o papel dos vereadores

parlamento jovemDurante o mês de agosto, oito escolas municipais recebem mais uma edição do Projeto Parlamento Jovem, uma parceria entre Prefeitura de Goiânia e a Câmara Municipal de Vereadores, com a proposta de debater sobre democracia nas unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na próxima quarta-feira (16/08), às 9h, as escolas municipais Coronel José Viana Alves (Setor Cândida de Morais e Professor Nadal Sfredo (Jardim Liberdade) receberão o projeto.

A ação, que estimula a participação política, propõe debate sobre a democracia no pátio das instituições, com a presença de estudantes do ensino fundamental, de 11 a 15 anos. Nos encontros, os participantes compreendem o trabalho do Legislativo, aprendem sobre as funções desempenhadas pelos vereadores de Goiânia e tem acesso a urna eletrônica, com simulação de uma sessão eleitoral.

Após a palestra, serão escolhidos estudantes como candidatos, que terão os meses de agosto e setembro para fazer campanhas para a eleição, que ocorrerá em outubro na instituição. O projeto, que teve início em 2019, está na terceira edição e tem o apoio da Justiça eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

“Esse projeto desenvolvido pela gestão do prefeito Rogério Cruz, tem o papel de demonstrar aos estudantes a importância da participação da comunidade no processo legislativo, contribui para o desenvolvimento do senso crítico e ajuda a formar cidadãos conscientes”, afirma o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas.

Nos próximos dias, o projeto será realizado nas escolas municipais Vicente Rodrigues Prado, no Parque das Amendoeiras (17/08), Marcos Antônio Dias Batista, no Estrela Dalva (17/08), Escola Municipal São José, no Conjunto Primavera (18/08), Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, no no Bairro Santo Hilário (18/08) e Dom Tomás Balduíno, no Jardins do Cerrado I (24/08). Na última semana, a ação passou pela Escola Municipal Presidente Vargas.

Fotos: Assessoria do Parlamento Jovem – Câmara Municipal de Goiânia

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia