Página inicial > Institucional > Notícias > Rogério Cruz sanciona lei que garante aumento de 14,95% no piso salarial dos professores de Goiânia, e atualiza benefícios

Criado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 10h29 | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 10h29 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 10h29

Lei 10.967, que estabelece novo piso salarial para professores de Goiânia em 2023, será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (21/06). Com aumento de 14,95%, valor do piso salarial passa para R$ 4.420,55. Ao assinar documento, prefeito ressaltou importância de valorizar os profissionais da educação, e reafirmou compromisso da gestão municipal com a categoria

pisoO prefeito Rogério Cruz sancionou, na manhã desta quarta-feira (21/06), a Lei 10.967, que estabelece aumento de 14,95% no piso salarial dos professores da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. A medida, que será publicada nesta quarta-feira (21/06) no Diário Oficial do Município (DOM), visa garantir melhores condições salariais para os profissionais do magistério em 2023 e, com o reajuste, o valor dos vencimentos passa a ser de R$ 4.420,55.

“Essa conquista é resultado de um diálogo entre a administração municipal e a categoria, ao demonstrar o compromisso da gestão em priorizar a educação e valorizar os professores, que desempenham papel fundamental na formação dos cidadãos e no futuro da cidade”, afirmou o prefeito Rogério Cruz, ao lembrar que o aumento salarial é uma determinação do Ministério da Educação (MEC), anunciada pelo ministro Camilo Santana.

“A Prefeitura de Goiânia cumpre integralmente o que foi definido pelo MEC e garante a recomposição salarial para todos os professores ativos e inativos da rede municipal de ensino”, disse o prefeito. “Além do reajuste no piso salarial, os cerca de 9,5 mil professores terão reajustados ainda os valores da gratificação por regência de classe, auxílio-locomoção e gratificação pelo exercício de atividades de pesquisa, capacitação e técnicas educacionais especializadas”, enumerou Rogério Cruz.

Ao assinar o documento, o prefeito expressou satisfação em poder anunciar esse reajuste salarial para os profissionais da educação. “Isso demonstra nossa determinação em seguir priorizando a educação entre os nossos investimentos. Valorizar o professor é valorizar o futuro da nossa cidade. Estou muito feliz em poder proporcionar e anunciar a garantia desse reajuste salarial para os nossos profissionais da Educação”, afirmou.

Em 2022, a Prefeitura de Goiânia já havia aplicado reajuste de 15% para a categoria, seguindo as diretrizes do Piso Nacional do Magistério. Neste ano, o pagamento será realizado em duas parcelas, de acordo com o acordo firmado com a categoria. A primeira parcela, de 7,50%, será realizada no pagamento de junho, sendo retroativo ao mês de abril, e serão 7,45% a partir de 1º de outubro de 2023. “A proposta de pagamento leva em consideração a responsabilidade com a folha salarial e o cumprimento do limite prudencial estabelecido”, explicou Rogério Cruz.

Para o titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rodrigo Caldas, com essa iniciativa, a Prefeitura de Goiânia reafirma seu compromisso em valorizar os profissionais da educação e em promover melhorias na área da educação, buscando oferecer um ensino de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino. “O decreto será publicado hoje, entra em vigor imediatamente e vai garantir assim o reajuste salarial tão esperado pelos professores de Goiânia”, pontuou o secretário.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia