Página inicial > Institucional > Notícias > Secretaria de Educação promove 1º Seminário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da rede municipal de Educação

Criado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 09h59 | Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 09h59 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 10h00

Evento foi realizado nesta quarta-feira (07/06), nos períodos matutino e vespertino, no auditório da Escola de Formação de Professores da PUC-GO, e teve como tema central a aplicabilidade das leis que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas públicas e particulares do sistema de educação básica do país

WhatsApp Image 2023 06 08 at 11.17.26A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu, nesta quarta-feira (07/06), o  1º Seminário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da rede municipal de Educação. O evento foi realizado no auditório da Escola de Formação de Professores da PUC-GO, durante os períodos matutino e vespertino, e contou com palestras, apresentações culturais, relatos de experiência, rodas de conversa e exposição de trabalhos e projetos.

O tema central do 1º Seminário do Neabi foi a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08, que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas públicas e particulares do sistema de educação básica do país, com foco nos projetos complementares da rede. Na parte da manhã, o professor José Humberto Rodrigues, da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrou a palestra “Olhares sensíveis na elaboração de projetos de ensino: do compromisso social ao engajamento ético”, com mediação da professora Carolina Castro, da SME. A apresentação cultural ficou por conta do artista visual e DJ Genor Sales, com a obra “Sertão Negro”.

No período da tarde, o grupo Ciranda da Arte apresentou a peça teatral “Pretura” e as instituições de ensino que levaram banners para exposição compuseram roda de conversa sobre os projetos complementares e trabalhos apresentados em cada uma delas. Ao todo, 51 escolas municipais levaram trabalhos para exposição. No período de intervalo entre os turnos, os participantes do evento puderam visitar a exposição desses projetos complementares na Galeria de Arte da Escola de Formação de Professores.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da SME (Neabi)

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da SME (Neabi) foi criado em novembro de 2022,  com o objetivo de fortalecer ações educacionais de combate ao racismo. O núcleo é formado por servidores do município e atua para incluir no currículo oficial da Rede Municipal de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, conforme lei federal.

“O objetivo desse núcleo da Secretaria Municipal de Educação é contribuir para a construção de uma sociedade sem racismo e discriminação, garantindo o convívio respeitoso e ético entre os povos e as culturas que compõem a sociedade brasileira”, explica o prefeito Rogério Cruz.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia