“Deve-se levar em conta aceitabilidade dos alimentos e preparações. Além disso, as instituições organizam suas comemorações em datas diferentes e incrementam as refeições servidas, evitando alimentos processados e principalmente os ultraprocessados, considerando também restrições como o açúcar para crianças menores de três anos”, ressalta Nágila. Ela acrescenta que, independente do período festivo, deve-se observar a correta preparação dos alimentos, com técnicas de higienização adequadas, a utilização de preparações saudáveis, evitar o uso de condimentos e temperos muito fortes, como pimentas.

“Também deve-se considerar os alunos que apresentam restrições, como alergias e intolerâncias, cujos alimentos não podem ser consumidos. Dentre eles alguns são comuns nas festas juninas como amendoim, ovos, leite e derivados”, conclui a nutricionista.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia