Página inicial > Institucional > Notícias > Secretaria Municipal de Educação inicia Maratona do Conhecimento 2023, para estudantes do 5º ao 9º ano

Criado: Sexta, 24 de Março de 2023, 11h20 | Publicado: Quarta, 08 de Março de 2023, 08h20 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 08h20

Projeto tem como objetivo recomposição, recuperação e aprofundamento de aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática, como estratégia educacional pós-pandemia

maratonadoconhecimentoA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início, nesta semana, à Maratona do Conhecimento. O projeto é voltado para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados na rede municipal de ensino, e tem como objetivo recomposição, recuperação e aprofundamento das aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática como estratégia educacional pós-pandemia.

“Em decorrência da pandemia de Covid-19, muitos estudantes, mesmo sendo atendidos remotamente, tiveram dificuldade para se apropriar dos conhecimentos específicos de cada ano escolar. Dessa forma, a SME compreende que há lacunas de aprendizagens que necessitam ser trabalhadas, para que os estudantes concluam os anos iniciais e finais com os conhecimentos essenciais de cada etapa”, ressalta o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

O projeto reflete a compreensão de que os conhecimentos são apreendidos em processos contínuos, sistemáticos e de forma orgânica, e a cada nova ação que a escola oferece, o professor e o estudante ampliam e fortalecem o processo de ensino e aprendizagem. A iniciativa reforça o compromisso de assegurar a todos os estudantes o direito à educação pública de qualidade.

De forma prática, a Maratona do Conhecimento vai revisar, aprofundar e avaliar o conhecimento sobre Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes, de modo a corrigir e sistematizar os dados obtidos, para fazer um acompanhamento mais estruturado de cada instituição, turma e aluno. O projeto é aplicado em todas as instituições que atendem a faixa etária proposta, e tem previsão para terminar em outubro.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia