Escolas e Cmeis iniciam formação para segunda etapa de Censo Escolar 2020
Preparação dos profissionais é realizada por meio de webconferências
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (Gertec), iniciou a formação para a segunda etapa do Censo Escolar. Ao todo, 10 turmas seguem desta segunda (1/3) até sexta-feira (5/1) os treinamentos para o Educacenso, sistema utilizado para a realização do Censo Escolar 2020.
As formações ocorrem por meio de webconferências para profissionais das instituições educacionais e são realizadas em conjunto pelas equipes de Coordenação do Censo Escolar e Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).
Diretores e secretários de escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) recebem orientações sobre como proceder com a coleta e processamento dos dados censitários referentes à Educação Básica do município.
De acordo com a Portaria 357/2020 do Inep, as datas do período de coleta dos dados da segunda etapa do Censo devem ser realizadas entre 22 de fevereiro e 7 de abril de 2021. O Inep publica os dados informados no DO e escolas e redes de ensino têm 30 dias para retificar e/ou ratificar.
Nesta segunda etapa do Censo, são coletadas as informações de rendimento e movimento dos alunos. Quanto ao rendimento, o aluno pode ser aprovado ou reprovado ao final do ano letivo. As situações que indicam o movimento do aluno são: transferido, deixou de frequentar ou falecido.
Considerando a importância estratégica do Censo Escolar e a necessidade de formação dos usuários executores das instituições educacionais da rede municipal de educação, os encontros virtuais têm o objetivo de alinhar e atualizar as informações e orientações para o preenchimento do Sistema Educacenso 2020.
Os dados são utilizados na definição de critérios para a atuação do Ministério da Educação junto às escolas, estados e municípios, servindo de base para o cálculo dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A primeira etapa do processo consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, com a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.
Sobre o Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações e a mais importante pesquisa estatística da educação básica brasileira. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e a participação das escolas públicas e privadas.
Os dados podem ser informados diretamente na Internet, por meio do Sistema Educacenso ou utilizando o módulo de migração de dados. Os gestores dos estabelecimentos de ensino, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.
Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio Sistema Educacenso (www.educacenso.inep.gov.br), pela Situação do Aluno http://portal.inep.gov.br/web/guest/situacao-do-aluno, pelas Sinopses Estatísticas (http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas), pelos Microdados (http://inep.gov.br/microdados) ou pelo Inepdata (http://inep.gov.br/inep-data).
Adriene Bastos, da editoria de Educação