Escola lança guia de linguagem oral e escrita e compartilha com toda rede
De forma lúdica, guia auxilia familiares e professores na fala e escrita correta
As instituições da Rede Municipal de Ensino empreenderam, durante o período de suspensão das aulas presenciais, diferentes formas de manter o contato com os alunos, mesmo virtualmente. No mês de novembro, a Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek, por exemplo, realizou diversas lives usando personagens da Turma da Mônica para discutir temas pertinentes ao universo pedagógico. Pois, a ação gerou frutos e um deles é o Projeto: A fala do Cebolinha está certa ou “elada”, um guia desenvolvido pela coordenadora da instituição, Andréa Vieira, com a colaboração da fonoaudióloga Ana Paula Duarte. O material trata da linguagem oral e será compartilhado com as famílias da unidade e de outras instituições da rede municipal de ensino, através de aplicativos de redes sociais.
O guia de linguagem oral e escrita, desenvolvido em conjunto por professores e convidados, é continuação do projeto que levou informação e diversão para os alunos da instituição neste semestre. Com a ajuda dos personagens da Turma da Mônica, de forma divertida, a instituição realizou vídeo conferências sobre temas importantes do cotidiano, aproximando alunos e escola em tempos de pandemia. E, para finalizar o ano, a EMTIJK decidiu compartilhar com outras instituições o trabalho que tem sido bem aceito por seus alunos e familiares. Para tornar o momento mais interessante, foi escolhido o personagem da Turma da Mônica, destacando sua principal característica. O Cebolinha mostra em “Ele fala certo ou elado?”, a idade certa dos fonemas e orienta quanto a estimulação adequada da fala para contribuir no processo de leitura e escrita.
Os temas trabalhados pela instituição nas videoconferências são pertinentes ao material já aplicado em atividades remotas e visam frisar de forma lúdica a importância de um guia estimulando a fala adequada. Entre os assuntos trabalhados, estão higienização das mãos com o Cascão, alimentação saudável com a Magali e cuidados na higiene bucal com a Mônica.
A equipe EMTIJK afirma que as atividades extracurriculares são muito além de mera diversão, pois visam o desenvolvimento dentro de um contexto maior de formação dos alunos em vários aspectos como a afetividade, motricidade, linguísticos e as relações interpessoais.
Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte