Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Página inicial Institucional Notícias Secretário Municipal de Educação de Goiânia participa da construção de Novo Ideb
Início do conteúdo da página

Secretário Municipal de Educação de Goiânia participa da construção de Novo Ideb

Criado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h40 | Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h40 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Marcelo Costa compõe grupo que discute a reformulação da nova versão do Saeb que passa a vigorar a partir de 2022

DSC 0313Marcelo Ferreira da Costa, secretário municipal de Educação e Esporte, integra grupo de trabalho que elabora estudo técnico para subsidiar a atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Denominada GT Novo Ideb, a equipe é responsável pelo subsídio à atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além do dirigente, o grupo é composto pelo presidente do Inep, representantes do Conselho Nacional de Educação, entre outros nomes de relevância nas políticas públicas para a Educação Básica.

O GT Novo Ideb teve composição publicada por meio da Portaria Portaria n.º 556, de 2 de outubro de 2020, disponibilizada no Diário Oficial da União (DOU). Coordenada pelo presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, a equipe ainda conta com Carlos Eduardo Moreno Sampaio (Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep), Alessio Costa Lima (Undime região Nordeste), Maria Helena Guimarães de Castro e Ivan Cláudio Pereira Siqueira (CNE), Mauro Luiz Rabelo e Helber Ricardo Vieira (SEB/MEC), além dos dirigentes estaduais de Educação Frederico da Costa Amâncio (PE), Cláudio Benedito Silva Furtado (PB) e Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna (MG).

A equipe tem a atribuição de elaborar estudos para subsidiar a renovação do Ideb, índice criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. A partir da publicação, a tarefa inicial era elaborar o plano de trabalho que direcionaria as análises e encaminhamentos para a reformulação do indicador. Tarefa finalizada mediante a apresentação do documento em videoconferência na última sexta-feira, 6.

Agora, o colegiado tem seis meses para concluir as atividades e entregar o relatório final. Estudioso e defensor das políticas de avaliação contínua na Educação Básica, Marcelo Costa afirma que, “com o final do Ciclo do Saeb e Ideb, além de novas questões sobre a qualidade da Educação Básica apresentadas, se faz necessária a elaboração de indicadores que consiga mensurar, de forma adequada e moderna, a qualidade da Educação no país”.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são produzidos pelo Inep. O Ideb foi criado em 2005 e, em um só indicador, reúne resultados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, dois conceitos importantes para a qualidade da educação. O cálculo do Ideb é feito a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, além das médias de desempenho no Saeb. Este, por sua vez, permite um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

 

registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página
Logo sme

Redes sociais

Localização

Endereço: Avenida do Cerrado, nº 999, Park Lozandes, Goiânia - Goiás CEP: 74884-092

Horário de funcionamento diurno: 07h às 18h todas unidades e gerências.
Horário de funcionamento noturno: 18 às 22h