Educação Municipal reformula projetos que auxiliam no ensino remoto
Por meio de vídeos disponíveis no You tube, professores da rede têm acesso aos conteúdos dos projetos
De forma a contribuir com o ensino e aprendizagem durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) reformulou seus projetos e os adequou à realidade. No total, 11 projetos atendem todos os níveis de ensino da Prefeitura, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos de forma virtual.
No novo formato, a Gerência de Projetos Educacionais da SME é responsável pela produção de vídeos, que servem de suporte para os professores na elaboração das atividades do ensino remoto. À medida que os materiais ficam prontos, são postados no Canal do YouTube da SME, no endereço eletrônico https://www.youtube.com/c/SMEGoi%C3%A2nia/playlists.
“A produção dos vídeos, além de contribuir com os professores, também tem como objetivo colaborar com a implementação dos documentos curriculares. Vamos nos reinventando, na perspectiva de contribuir e oferecer assessoria, projetos e sugestões para levar o que temos de melhor para os nossos educandos”, afirma o gerente de projetos educacionais da SME, Humberto Nunes Rodrigues.
Projetos
Com duração de até seis minutos e postagens semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a periodização de cada projeto, os vídeos podem ser utilizados sem a preocupação com o pagamento de direitos autorais. Os projetos trabalham as habilidades de acordo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os documentos curriculares. São eles:
1) Contação de Histórias e Brinquedos Cantados
2) Coral Vozes em Canto
3) Arte/Educação: Mostra Virtual
4) Saúde na Escola – PSE
5) Dança Educação
6) Ivy Stela na Estação das histórias
7) Histórias lá de Casa com Sabrinna Cafué
8) Educação Ambiental em Rede
9) O Circo ganhou asas, para brincar na sua casa
10) A Educação e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo
11) Rede Municipal de Núcleos Musicais
Os vídeos são atualizados periodicamente e disponibilizados em playlist específica para a Gerpro no canal do YouTube.
Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte
--