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Comissão de Mediação de Conflitos da SME já atendeu 382 servidores a partir do teleatendimento

Criado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 08h39 | Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 08h39 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Serviço telefônico começou em agosto e possui profissionais capacitados para ouvir servidores da Educação 

40aba901 7fce 4eca a95d fec470dcb7d3Com o objetivo de oferecer um espaço de diálogo durante a pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), iniciou em agosto, o serviço de teleatendimento, para professores e servidores administrativos. Preparados para ouvir todos os trabalhadores que queiram compartilhar seus sentimentos e necessidades, os profissionais da Comissão de Mediação de Conflitos já atenderam 382 pessoas, tanto no contato telefônico, como nos círculos de construção de paz e assembleias. 

As metodologias de trabalho utilizadas pela equipe buscam fortalecer vínculos e instituir a cultura de paz. De acordo com Clédia Maria Pereira, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da SME, o contexto atual é favorável a positivar os conflitos. “São tempos desafiadores vividos nesse momento de pandemia, onde os sentimentos de medo, ansiedade, incertezas e dúvidas se misturam”, comenta. 

“Na prática do diálogo compassivo, é possível possibilitar o outro a reconhecer as diferenças como resultado natural do convívio em grupo, ajudar a reconhecer a diversidade e as características das partes que defendem suas posições, entender que o outro possui uma percepção diferente, compreendendo que a controvérsia é uma oportunidade de crescimento e amadurecimento social”, completa Clédia. 

Serviço 

Quem procura o teleatendimento da Comissão de Mediação de Conflitos, encontra uma equipe capacitada a manter os princípios do sigilo, imparcialidade e segurança do servidor. O serviço é oferecido pelos números (62) 3524-1052, (62) 99239-5041 e (62) 99384-7726. 

Comissão

A Comissão de Mediação Educacional foi instituída em 2017 de forma a fortalecer uma cultura de paz e diálogo em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Os trabalhos são desenvolvidos diretamente nas instituições, por meio de diferentes metodologias, como Assembleias Educacionais, Núcleos de Mediação, Círculos de Construção de Paz e o Protagonismo Estudantil. 

Com a pandemia, foi lançado o teleatendimento, que oferece primeiramente atendimento individualizado. Após o contato inicial, equipe avalia se outras ações são necessárias, como por exemplo, uma assembleia ou círculo de paz, de forma virtual. 

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte

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