Desafios e perspectivas do ensino remoto são temas de live realizada pela Educação
Gerência de Formação traz especialistas para tratar de como lidar com a ampliação de ambiência formativa
O contexto pandêmico, inegavelmente, representa um momento ímpar de mudanças significativas dos paradigmas já arraigados, especialmente na Educação. Uma das maiores transformações diz respeito ao ensino remoto, advindo da suspensão das aulas presenciais em março. No intuito de orientar profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Formação (Gerfor) promove a live “Medo, Ansiedade, Aprendizagem e Crescimento: Desafios e Perspectivas do Ensino Remoto”. As falas acontecem nesta segunda-feira, às 19h, pelo canal no YouTube da SME.
O psicólogo William Chaves, especialista em Comunicação e Mentoria em Comunicação Plena, fala sobre como atravessar o contexto atual que requer, ao mesmo tempo, coragem e solidariedade. A palestra mediada pelos professores da Gerfor-SME, Eduardo Carvalho Ribeiro, Vanda Campos Teles e Walney José da Silva, também mostra como a pandemia do novo Coronavírus nos possibilita encarar nossas próprias fragilidades e revelar potenciais! "Enfrentamos medo, angústias e frustrações, especialmente, no que diz respeito às mudanças na forma como temos trabalhado”, explica Wilma Luiza Pinto, gerente de formação da SME, comentando os efeitos da Covid-19 no contexto educacional.
Contudo, ela prossegue salientando que os educadores experimentam, também, “novas formas de pensar, colaborar, conviver, estudar, ensinar, enfim, as diferentes alternativas do fazer pedagógico”. Mudanças geram aprendizado e novos conhecimentos, portanto, a live tem a intenção de focalizar a experiência do Ensino Remoto, potencializando a capacidade criativa dos professores na ampliação da ambiência formativa, antes restrita ao espaço escolar. Isso inclui novas formas de ensinar e mediar aprendizagens, criando estratégias e recursos por meio das ferramentas digitais. Trata-se de promover novas formas de ensinar e mediar as aprendizagens, proporcionando crescimento profissional.
A live é voltada especialmente aos professores da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja) e Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano. Contudo, a comunidade em geral é convidada a assistir. O endereço para acesso é: https://www.youtube.com/
Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte