Educação municipal inicia formações para profissionais da Rede no mês de outubro
Formações contemplam educadores e gestores em diversas áreas de atuação
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) inicia, na primeira semana do mês de outubro, uma série de formações para profissionais lotados na Rede Municipal de Ensino (RME). Ao todo, são três formações iniciadas nesta quinta-feira, 1, para professores, conselheiros e gestores.
A Formação Continuada dos Conselhos Escolares/Gestores teve início nesta quinta-feira, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso é direcionado aos diretores, presidentes e tesoureiros do Conselho Escolar e Gestores das escolas, centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e unidades conveniadas.
A ação formativa é uma recomendação do Tribunal de Contas do Município (TCM), a qual prevê a oferta de formação continuada para membros dos conselhos escolares e gestores. O curso é realizado pela Gerência de Planejamento Educacional da SME e tem como objetivo oferecer aos servidores o fortalecimento dos processos de gestão democrática nas instituições educacionais.
O prazo para finalização é até 30 de outubro e, durante o curso, os participantes terão autonomia na organização dos momentos de estudo e execução das atividades. Já nesta sexta-feira, 2, tem início o Módulo III da formação continuada Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Conhecer para Implementar, destinada a profissionais do Ensino Fundamental.
O módulo acontece das 14h às 17h, conforme orientações encaminhadas aos participantes. Devem integrar a formação apoios técnico-professores, diretores, coordenadores pedagógicos e educadores de Ensino Fundamental e Eaja. No dia 06 de outubro, também das 14h às 17h, tem início a formação que contempla profissionais da Educação Infantil.
Por fim, já está disponível o módulo X do Curso SME em Conexão – Formação de Professores em Serviço. O módulo estará disponível no AVA até 30 de outubro, sendo o último para estudos e finalização das atividades.
Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte
Foto: Andreia Barra (tirada antes da pandemia)