Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas da Rede Municipal recebem certificados por desempenho no Ideb 2019
Início do conteúdo da página

Escolas da Rede Municipal recebem certificados por desempenho no Ideb 2019

Criado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 09h19 | Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 09h19 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Solenidade aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal, condecorando treze instituições que se destacaram em três categorias do Ideb 

WhatsApp Image 2020 09 29 at 09.24.38A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) condecorou, na tarde desta segunda-feira, 28, treze instituições que se destacaram no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2019. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e do secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa. A mesa também foi composta pelo secretário de governo, Paulo Ortegal.
O Ideb é um indicador nacional formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice possibilita o monitoramento da qualidade da Educação por meio de dados concretos. A premiação reconheceu o desempenho de treze instituições em três categorias: maior nota do Ideb nos anos iniciais, maior nota nos anos finais e maior variação com relação a 2017. 
Segundo o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, os resultados são reflexo do "processo de avaliação sistemática da Rede, o Avalia Goiânia, seguido das intervenções e acompanhamento pedagógico realizados nos últimos dois anos". O dirigente também agradeceu o empenho conjunto com a gestão municipal, destacando o prefeito, Iris Rezende, como um gestor realmente preocupado com uma Educação Pública de qualidade. "O senhor sempre será lembrado como uma pessoa que nos ajudou a fazer dessa cidade um lugar que educa melhor", homenageou o titular. 
Iris Rezende afirmou sempre ter feito "uma política voltada para a Educação, especialmente a Educação Pública. Afinal, é nela que estão as crianças daquelas famílias que não têm condições de estudar em instituições particulares". Orgulhoso dos resultados pela Educação e demais áreas da gestão municipal, o prefeito creditou a maior parte desse desempenho aos servidores. "Vamos entregar a prefeitura enxuta, com 90% das obras concluídas e os salários em dia. Agradeço a Deus, mas sobretudo, aos servidores, por Goiânia ser referência na Educação Básica e desenvolvida, também, em outras áreas. Isso só foi possível graças a eles". 
Ideb 2019
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são produzidos pelo Inep. O Ideb foi criado em 2005 e, em um só indicador, reúne resultados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, dois conceitos importantes para a qualidade da educação. O cálculo do Ideb é feito a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, além das médias de desempenho no Saeb. Este, por sua vez, permite um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. 
Um dos maiores trunfos da edição foi a participação de 100% das instituições de ensino fundamental no Saeb. A prova foi realizada em novembro do último ano, apresentando novidades. Uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas realizaram testes de ciências da natureza e ciências humanas. Alunos do 2º ano do ensino fundamental, por sua vez, participaram do Saeb pela primeira vez, de forma amostral.
As avaliações de Português e Matemática foi aplicada para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental do município. Os resultados gerais do Ideb mostram que as escolas da Rede Municipal de Goiânia ultrapassaram a média estabelecida, com destaque para o melhor desempenho na proficiência, isto é, a aprendizagem do aluno. Nos anos iniciais, houve incremento de seis pontos em Matemática, além da tendência de melhora em Língua Portuguesa apontada nas últimas avaliações. 
Texto: Adriene Bastos e Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte
 
 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página