Programa Cidadão Digital encerra inscrições nesta quarta, 15
Com plataforma apoiada pelo Facebook, projeto busca formar jovens multiplicadores na área da educação
O programa Cidadão Digital, projeto da Safernet Brasil com o apoio do Facebook, encerra inscrições nesta quarta-feira, 15 de abril. A iniciativa é voltada para a formação de jovens multiplicadores na área de educação, segurança, bem-estar e checagem de informações na internet. Os selecionados passarão por uma etapa de formação e de mentoria, além de ganhar uma bolsa mensal durante o programa.
Podem se inscrever jovens entre 19 e 25 anos graduados ou que estejam cursando ensino superior. Também são aceitos candidatos que possuam atuação reconhecida na sua região como mobilizadores. Inicialmente, será feita a análise das fichas de inscrição e, a partir daí, 30 jovens serão convidados para a próxima fase. Nela, participarão de webinars com especialistas das áreas de bem-estar, cidadania e segurança digitais.
Em seguida, dez candidatos serão selecionados para a próxima etapa, quando serão intitulados como jovens embaixadores do projeto. São estes escolhidos que atuarão como apoiadores das ações das escolas da rede pública de ensino, aplicando e desenvolvendo estratégias de mobilização digital para adolescentes entre 13 e 17 anos.
As inscrições podem ser feitas pela ficha disponível no site: www.safernet.org.br/cidadania-digital. No mesmo endereço, podem manifestar interesse educadores que quiserem receber as ações promovidas pelos embaixadores durante o programa em sala de aula.
Cidadão Digital contra bullying e ciberbullying
Durante o período de distanciamento social, uma boa opção são os cursos a distância, oportunidade para educadores, ampliarem seus conhecimentos sem sair de casa. Diante dessa possibilidade, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), intensifica parcerias e segue informando aos profissionais diversas possibilidades de formação. A plataforma Safernet também oferece informações sobre o uso correto e seguro da internet, além de cursos e palestras on-line.
O principal objetivo da plataforma é falar sobre cidadania digital de um jeito simples, didático e convidativo, um desafio que abraça diariamente em ações e campanhas realizadas com seus parceiros, como o #ÉDaMinhaConta, de combate ao bullying, o #DigitalSemPressão, sobre bem-estar digital e o #PareaSextorsão. O programa Cidadão Digital é mais um movimento nesse caminho.
Neste mês, o destaque do site vai para a campanha de conscientização de combate ao Bullying e ao Ciberbullying. A iniciativa “Acabar com o bullying #édaminhaconta” foi desenvolvida em parceria com Facebook e Instagram. O desafio é grande, incluindo estimular a empatia e o respeito às diferenças nas relações, tanto no ambiente escolar como no digital, principalmente no período de distanciamento social.
Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Laís Borges