SME tem até 15 de abril para confirmar dados do Censo Escolar
Censo é o principal instrumento de coleta de informações e a mais importante pesquisa estatística da educação básica brasileira
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informa que este é o momento de conferir os dados declarados pelas escolas, por meio dos Relatórios Gestores que estão disponíveis no sistema do Educacenso. Esses relatórios apresentam dados preliminares, como rendimento e movimento escolar das matrículas de todas as modalidades e etapas de ensino, além das taxas de rendimento do ensino regular. O prazo para conferir e retificar dados informados vai até dia 15 de abril.
A veracidade dos dados declarados ao Censo Escolar é de responsabilidade dos gestores das escolas. Diretores e secretários de escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) são responsáveis pela coleta e processamentos dos dados censitários referentes à Educação Básica do município.
O levantamento de dados é feito pelo Educacenso, um sistema informatizado que utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de cinco formulários: Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional Escolar. Suas funcionalidades permitem avaliar, em tempo real, a consistência das informações prestadas, além de disponibilizar relatórios com informações consolidadas da escola que possibilitam a verificação e análise dos dados declarados.
Sobre o Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações e a mais importante pesquisa estatística da educação básica brasileira. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e a participação das as escolas públicas e privadas. No que toca às instituições públicas, os dados coletados pelo Censo são diretamente relacionados ao repasse de fundos, a partir do momento em que o Ministério da Educação (MEC) toma as informações como norte para cálculo.
O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e profissional, sendo que a coleta de dados se divide em duas etapas. Na primeira, é feito o preenchimento da Matrícula Inicial, mediante a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Na segunda fase, a Situação do Aluno, tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar.
O preenchimento dos dados é feito diretamente na Internet, por meio do Sistema Educacenso. Os gestores dos estabelecimentos de ensino, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.
O Inep disponibiliza documentos, textos e vídeos com orientações específicas sobre a coleta da Situação do Aluno.
Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio Sistema Educacenso (www.educacenso.inep.gov.br), pela Situação do Aluno http://portal.inep.gov.br/web/guest/situacao-do-aluno, pelas Sinopses Estatísticas (http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas), pelos Microdados (http://inep.gov.br/microdados) ou pelo Inepdata (http://inep.gov.br/inep-data).
Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte