You are currently viewing Você sabe o que é internetês?

Você sabe o que é internetês?

Você usa algum aplicativo no celular ou no computador para conversar com seus amigos e com a sua família? Aposto que sim, né? Hoje em dia é possível usar diversas ferramentas para poder se comunicar com as pessoas e com essa grande facilidade surgiu também um novo tipo de ‘língua’: o internetês.

Essa ‘língua’ é aquela usada quase que exclusivamente na internet, porque permite o uso de abreviações, símbolos gráficos (gifs, emoji, figurinhas) e combinações de letras e números para formar uma palavra. Cada língua tem seu próprio internetês, mas hoje você vai ficar sabendo um pouco mais sobre o internetês da língua inglesa.                                                                                                                        

Dê uma olhada na imagem a seguir. Você consegue dizer o que cada uma dessas expressões significa?

Fonte: https://blog.influx.com.br/internetes-em-ingles-desvende-o-misterio (adaptado)

Você reparou que na imagem há algumas expressões em português e outras em inglês? Faça uma pesquisa rápida e descubra o que LOL, BFF e OMG significam.

https://www.google.com.br/

Agora, você vai aprender mais algumas expressões que são muito usadas em inglês e vai perceber que já ouviu ou viu muitas delas no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outros.

Bem legal, né? Agora, vamos ver se você consegue compreender uma mensagem do WhatsApp enviada quase totalmente com abreviações em inglês. Pegue o seu caderno e “decifre” essa conversa.

1. Veja a imagem da conversa a seguir e tente passá-la para a língua portuguesa. Se possível, use também algumas abreviaturas que são comum no nosso idioma para reescrever essa mensagem:

Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1839/mensagens-de-whatsapp

SAIBA MAIS:

(YouTube, canal Camile Vilela)

(YouTube, canal Cintya Sabino)




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Experiências e Curiosidades 

OBJETO DE CONHECIMENTO – Língua Inglesa: 
Internetês: novas formas de escrita, como abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos.   
HABILIDADES:
(EF09LI13-A) Reconhecer e explorar, nos novos gêneros digitais, gif, E-zines, tweets, gameplay, trailer honesto, wikis, memes, novas formas de escrita, como abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, na construção das mensagens para desenvolver as competências sociocomunicativas.(EF09LI01-A) Selecionar e relacionar expressões que exponham pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos para utilizar na eficácia da comunicação em meios digitais.