Olá educandos! Vamos continuar nossos estudos sobre os gêneros publicitários! Agora aprendendo a produzir e editar textos publicitários! Vamos começar?
Como vimos na aula anterior, toda leitura exige um posicionamento crítico! Muitas vezes nos deparamos com textos que apresentam dizerem e imagens preconceituosas ou racistas. Como leitores críticos não podemos divulgar preconceitos ou estigmas. Assim, vamos aprender hoje como utilizar os recursos persuasivos em prol da ética e da cidadania.
Primeiro vamos lembrar que:
Persuasão é uma estratégia de comunicação que utiliza recursos para induzir alguém a aceitar uma ideia ou realizar uma ação
Veja o anúncio abaixo:
Vamos analisar o texto?
A construção do título já tem a função de despertar o interesse do leitor além de selecioná-lo
A relação do título com a imagem complementa a ação de persuasão
O uso de coerente da língua portuguesa é fundamental na construção da persuasão
Então:
Os recursos persuasivos devem contemplar o uso:
1. da linguagem clara e correta
2. Cuidado no exagero de uso dos adjetivos
3. Uso adequado das palavras e seus significados
- Desenvolvimento do conteúdo/conhecimento com instruções claras inserindo os materiais, intercalando com textos escritos orientadores. Conectar os elementos CONTEÚDOS/CONHECIMENTO – MATERIAIS – TAREFAS, sempre disponibilizando ensino sobre aquilo que será cobrado nas tarefas.
SE NECESSÁRIO, LINKAR COM ATIVIDADES JÁ DISPONIBILIZADAS NA PLATAFORMA INSERINDO O LINK DA PÁGINA.
O que é uma campanha publicitária?
É diferente de um anúncio publicitário. O anúncio publicitário serve para divulgar produtos e serviços no dia a dia. Já a campanha publicitária envolve processos mais elaborados e um período para acontecer. Ela pode envolver vários anúncios e estratégias persuasivas.
Vamos para nossa atividade e pesquisa?
Para desenvolver esta atividade basta seguir as orientações abaixo:
1. Selecione imagens pelo site www.google.com (clique em imagens)
2. Faça uma busca por imagens que façam alusão ao tema: Vidas negras importam
2. Agora você é o criador da campanha publicitária!
- Qual o objetivo da campanha?
- Quem é o público alvo?
- Elabore um slogam para a campanha
- Para finalizar, crie 3 (três) anúncios que farão parte da sua campanha
3. Com tudo organizado, agora você precisa fazer uma REVISÃO da sua proposta:
Na REVISÃO, o objetivo será garantir que o texto esteja adequado à norma culta da língua portuguesa: o original só será alterado se apresentar problemas ortográficos ou gramaticais. Para isso, é necessário rever: ortografia; acentuação; emprego de maiúsculas e minúsculas; concordância verbal e nominal
4. Para finalizar, depois de editar e revisar seus textos, comente sobre a importância do suporte de divulgação. Elabore um texto de até uma lauda.
Você percebeu como é importante o uso da língua portuguesa na construção da persuasão? É muito importante realizar as atividades propostas!
Na próxima aula vamos estudar sobre Estratégia de leitura – distinção de fato e opinião
Aguardo vocês!
Saber mais
OBJETOS DE CONHECIMENTO: (DC GO Ampliado) : | Recursos persuasivos em textos publicitários Recursos linguístico-discursivo em textos publicitários |
HABILIDADES: | GO-EF89LP41) Partilhar com colegas as percepções de leituras e conhecimentos sobre textos jornalísticos. (GO-EF89LP39) Compreender que o sentido se constitui na relação entre interlocutores no uso da língua, frente às condições sociais de produção do enunciado. |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ética e Cidadania