You are currently viewing Vamos estudar a produção e edição de textos publicitários!

Vamos estudar a produção e edição de textos publicitários!

Olá educandos! Vamos continuar nossos estudos sobre os gêneros publicitários! Agora aprendendo a produzir e editar textos publicitários! Vamos começar?


Como vimos na aula anterior, toda leitura exige um posicionamento crítico! Muitas vezes nos deparamos com textos que apresentam dizerem e imagens preconceituosas ou racistas. Como leitores críticos não podemos divulgar preconceitos ou estigmas. Assim, vamos aprender hoje como utilizar os recursos persuasivos em prol da ética e da cidadania.

Primeiro vamos lembrar que:

Persuasão é uma estratégia de comunicação que utiliza recursos para induzir alguém a aceitar uma ideia ou realizar uma ação

Veja o anúncio abaixo:

Vamos analisar o texto?

A construção do título já tem a função de despertar o interesse do leitor além de selecioná-lo

A relação do título com a imagem complementa a ação de persuasão

O uso de coerente da língua portuguesa é fundamental na construção da persuasão

Então:

Os recursos persuasivos devem contemplar o uso:

1. da linguagem clara e correta

2. Cuidado no exagero de uso dos adjetivos

3. Uso adequado das palavras e seus significados

  1. Desenvolvimento do conteúdo/conhecimento com instruções claras inserindo os materiais, intercalando com textos escritos orientadores. Conectar os elementos CONTEÚDOS/CONHECIMENTO – MATERIAIS – TAREFAS, sempre disponibilizando ensino sobre aquilo que será cobrado nas tarefas.

SE NECESSÁRIO, LINKAR COM ATIVIDADES JÁ DISPONIBILIZADAS NA PLATAFORMA INSERINDO O LINK DA PÁGINA.

O que é uma campanha publicitária?

É diferente de um anúncio publicitário. O anúncio publicitário serve para divulgar produtos e serviços no dia a dia. Já a campanha publicitária envolve processos mais elaborados e um período para acontecer. Ela pode envolver vários anúncios e estratégias persuasivas.

Vamos para nossa atividade e pesquisa?

Para desenvolver esta atividade basta seguir as orientações abaixo:

1. Selecione imagens pelo site www.google.com (clique em imagens)

2. Faça uma busca por imagens que façam alusão ao tema: Vidas negras importam

2. Agora você é o criador da campanha publicitária!

  • Qual o objetivo da campanha?
  • Quem é o público alvo?
  • Elabore um slogam para a campanha
  • Para finalizar, crie 3 (três) anúncios que farão parte da sua campanha

3. Com tudo organizado, agora você precisa fazer uma REVISÃO da sua proposta:

Na REVISÃO, o objetivo será garantir que o texto esteja adequado à norma culta da língua portuguesa: o original só será alterado se apresentar problemas ortográficos ou gramaticais. Para isso, é necessário rever: ortografia; acentuação; emprego de maiúsculas e minúsculas; concordância verbal e nominal

4. Para finalizar, depois de editar e revisar seus textos, comente sobre a importância do suporte de divulgação. Elabore um texto de até uma lauda.

Você percebeu como é importante o uso da língua portuguesa na construção da persuasão? É muito importante realizar as atividades propostas!

Na próxima aula vamos estudar sobre Estratégia de leitura – distinção de fato e opinião

Aguardo vocês!

Saber mais

Campanha da ONU: Vidas Negras – Canal Sinttel-ES Sind. Trab. em Telecom no ES – YouTube
OBJETOS DE CONHECIMENTO: (DC GO Ampliado) :Recursos persuasivos em textos publicitários
Recursos linguístico-discursivo em textos publicitários
HABILIDADES:GO-EF89LP41) Partilhar com colegas as percepções de leituras e conhecimentos sobre textos jornalísticos.
(GO-EF89LP39) Compreender que o sentido se constitui na relação entre interlocutores no uso da língua, frente às condições sociais de produção do enunciado.

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ética e Cidadania