You are currently viewing Terremotos no Brasil

Terremotos no Brasil

Você já ouviu falar que no Brasil não acontecem terremotos?

Mas, será que isso é verdade? Hoje você vai descobrir a resposta para essa pergunta.

No vídeo a seguir, Alexandre Henderson entrevista dois especialistas da área, que explicarão se no Brasil pode acontecer terremotos ou não. Assista “2011 Globo Ciência – O que causa um terremoto?”, disponível no YouTube, do Canal George França.

Anote em seu caderno os termos explicados, os nomes de cidades que aparecem ao longo da matéria e outras informações que são relevantes para compreender sobre as causas dos terremotos.

No vídeo, os entrevistados citam duas cidades do Brasil em que aconteceram terremotos.

Pesquise e anote, em seu caderno, quais são outras cidades brasileiras onde já aconteceram terremotos. Informe também o Estado a que pertencem, a magnitude do evento, ou seja, o grau alcançado na Escala Richter. Não se esqueça da fonte de sua pesquisa, ou seja, de onde você retirou a informação.

Na reportagem a seguir, do site da BBC Brasil, “Brasil tem, sim, terremotos”, você vai encontrar mais informações sobre o assunto.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43671313

Agora que você assistiu ao vídeo com atenção, leu a reportagem e fez a pesquisa indicada acima, chegou a hora de fazer um experimento.

No vídeo, dois especialistas da área falam sobre a temática e têm contato com um equipamento muito utilizado para verificar a ocorrência de terremotos no Brasil e no mundo: o sismógrafo.

No link a seguir, você terá um passo a passo para construir um modelo em sua casa, utilizando uma caixa de sapatos, papel, tesoura sem ponta, canetinha de ponta fina, régua, elástico e fita adesiva.

Se for possível, tire uma foto do sismógrafo que você construiu e guarde, para mostrar aos seus colegas.

https://www.ehow.com.br/sismografo-caixa-sapato-como_229789/

Achou interessantes as atividades de hoje? Até mais!!

__________________________

Para saber mais:

Que tal visitar a página inicial do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, UNB, para localizar os últimos eventos naturais ocorridos no Brasil e no mundo?? É só clicar no link a seguir…

http://obsis.unb.br/portalsis/?pg=home




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Experiências e Curiosidades