You are currently viewing Somos Todos Iguais!

Somos Todos Iguais!

Você sabia que há muitas teorias científicas sobre como os seres humanos surgiram? Assista ao vídeo “Origem da Humanidade” para aprender sobre isso:

“Origem da Humanidade” – Canal: Britannica Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=dgpsOBLAeFI

Grande parte dos fósseis de hominídeos descobertos são africanos e, por muito tempo, os cientistas não admitiam que a África fosse capaz de abrigar a mais importante espécie viva da Terra. Dessa forma, a discriminação de um modo geral, especialmente a racial, afeta as mais inusitadas áreas do conhecimento humano, inclusive o próprio conhecimento sobre as origens do homem.

Assista ao vídeo para aprender mais sobre preconceito racial:

“Menino crítico do racismo recebe Prêmio Cidadão São Paulo” – Canal: RedeTVT – Link: https://www.youtube.com/watch?v=oz2AOmRBkBQ

Veja o que diz a lei máxima que rege os direitos e deveres no Brasil, a constituição Federal de 1988:


Fonte: https://pt.slideshare.net/clebervahali/artigo-5-da-constituio-federal1193627426867250-3

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 3º, também define como princípio fundamental da República Federativa do Brasil promover o bem comum, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação:

https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_06.06.2017/art_3_.asp

Acesse o link a seguir e leia o texto:

Após realizar a leitura e assistir aos materiais disponíveis nessa atividade, reflita: qual é a relação entre a Constituição Federal de 1988 e a realidade encontrada no Brasil?

Depois de refletir, crie em seu caderno uma tirinha que expresse com ironia e/ou crítica a distância existente entre a lei e a realidade. Coloque a sua opinião sobre o assunto do preconceito racial e a garantia dos direitos fundamentais que a Constituição Federal de 1988 cita.

Veja o texto disponível através do link abaixo e aprenda a fazer tirinhas:


https://www.casabeta.com.br/comecar-a-fazer-tirinhas/
“Tudo o que você precisa saber para começar a fazer tirinhas” – Site: Casa Beta

Não se esqueça, preconceito é crime!

Bons estudos e até a próxima!

Para saber mais:

“Diversidades – Diversidade Étnico-racial” – Canal: Rede Anísio Teixeira – Link: https://www.youtube.com/watch?v=_S7BGkp2cSw

“O que é a vida” – Canal: Provocações – Link: https://www.youtube.com/watch?v=sJGMEQN_uVo

OBJETO DE CONHECIMENTO:
História: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização: surgimento da espécie humana no continente africano.  Teorias que subsidiam o aparecimento humano na terra.

Língua Portuguesa: Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição de textos artístico literários. Efeitos de sentido e exploração da multissemiose: efeito de sentido (ambiguidade, humor, ironia e/ou crítica, expressões ou imagens, etc.) em textos multissemióticos.







HABILIDADES:
Língua Portuguesa:(EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc.
(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos-tirinhas, memes, etc., o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo das palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.