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Olhares Diferentes

Vamos estudar sobre o que são bens materiais e imateriais e como eles integram o Patrimônio Cultural Brasileiro. Assista ao vídeo abaixo, disponível no canal da TV UFMG:
vídeo 1:


E você, após assistir ao vídeo acima, qual é sua opinião sobre os bens materiais e imateriais?

As imagens que aparecem no vídeo foram produzidas por Antônio Soares, Ravik Gomes, Tatiane Coura, CEDOC, TV UFOP, TV UFJF.

Você observou se imagens apresentadas te trouxeram alguma recordação? A partir delas, você consegue relacionar algum bem material ou imaterial que tenha visto em sua cidade? Pense sobre isso!

Assista ao vídeo 2:

Agora, assista ao vídeo “O Que é Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial?”, do canal Elaborando Projetos – Sociais e Culturais, no Youtube:
vídeo 2:


Você percebeu que, durante a explicação, a apresentadora levanta algumas questões para você pensar e sistematizar sua compreensão, relacionando com sua história familiar? Vamos rever? Leia abaixo, as reflexões apresentadas:

SERÁ QUE VOCÊ NÃO TEM UM ACERVO EM CASA, MESMO COMPOSTO POR DOCUMENTOS OU OBJETOS QUE PODEM TER ALGUM INTERESSE HISTÓRICO? […] OU SIMPLESMENTE ESSE ACERVO, EMBORA NÃO TENHA UM INTERESSE HISTÓRICO ELE CONTA A HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA. […] TER E CONTAR A HISTÓRIA DA FAMÍLIA JÁ PODE SER UMA EXPERIÊNCIA INTERESSANTE […] COMPARTILHAR COM OS PRIMOS E AMIGOS.”

Então, pensou como seria interessante você e sua família organizarem  os documentos ou acervos da família e contar essa história por meio de um vídeo, slides, livro digital, áudio, …? 

Vamos produzir?

Para te ajudar a estruturar esse ‘projeto’, vamos citar alguns exemplos. Você pode escolher um deles, realizar todos ou ainda criar outra proposta para essa atividade:

Exemplo 1:
– Se você buscasse a sua história, desde o nascimento de seus pais, produzindo a sua árvore genealógica? É a história da sua família!

Não é difícil!!! 

Primeiro passo: relacionar a galera que faz parte de sua árvore genealógica:


– Em seu caderno ou no editor de textos, liste os nomes das pessoas que você quer incluir:
– comece pelos seus avós paternos e maternos, no mesmo alinhamento.
– Logo abaixo, anote o nome de seu pai e de sua mãe. Ao lado deles, seus tios e tias (caso tenha).
– Depois, abaixo de seus pais, você e seus irmãos ao seu lado (caso tenha).

– Tenha certeza de que não esqueceu nenhum membro de sua família! Se você quiser, antes de seus avós, acrescente seus bisavós. Abaixo dos seus tios, seus primos. Se seus irmãos mais velhos tiverem filhos, coloque os seus sobrinhos, abaixo dos seus irmãos.

– Se você não souber os nomes de todos, fale com sua família, busque informações.

Pronto, a lista está organizada!!! 

O segundo passo: definir como você irá montar o diagrama de sua árvore genealógica. Veja, na figura, um modelo:

Que tal usar seu caderno e desenhar sua própria árvore? Use a criatividade!

– Você também pode escolher um editor de textos. Basta assistir ao tutorial no vídeo: https://bit.ly/3fI69Nq

– Ou ainda escolher um editor de apresentações, assistindo ao tutorial no vídeo: https://bit.ly/2SZMsXD

– Caso queira fazer tudo on-line, há sites que facilitam a sua tarefa. Veja algumas possibilidades no site “Techtudo”: https://glo.bo/2yQ6bC7

– Ainda há outras possibilidades, caso não queira usar as dicas acima. Que tal pesquisar? Fique a vontade!!!

Pronto, árvore genealógica de sua família concluída!!! 

Terceiro passo: socialize com sua família e amigos mais próximos. Pode enviar por mensagem, rede social. Se fez no caderno, tire uma foto para transformar em arquivo digital.

Exemplo 1: criar a árvore genealógica da sua família ✅

Exemplo 2:
Se você buscasse em sua casa itens, objetos e fotografias que tenham significados marcantes e compõem o acervo de sua família?

Reúna tudo o que você encontrar:

** Organize as informações no caderno;
** Faça um registro fotográfico;
** Elabore o roteiro para contar o significado de cada fotografia em um vídeo super bacana

Mas, cuidado! Nem tudo pode ser divulgado sem a autorização da família, viu?

Certifique-se de que está tudo “autorizado” por eles!

Pronto? Agora, é socializar a mídia com os seus familiares.

Exemplo 2: criar vídeo com o acervo de sua família ✅

Exemplo 3:
Você pode criar seus próprios cartões-postais, utilizando imagens de lugares que visitou com sua família, seja nas férias, feriados ou finais de semana:

Busque nas fotografias da família os lugares visitados. Pode ser em sua cidade, outro município de seu estado, outro estado brasileiro ou ainda outro país que tenha conhecido. Se não tiver as fotografias, busque em sua memória ou ainda pesquise na internet.

Recorte vários pedaços de papel do mesmo tamanho e faça em cada um deles um desenho, a partir das imagens de fotografias, da memória ou da internet, como você escolheu.

– É importante registrar em cada cartão-postal o nome do patrimônio desenhado. Não esqueça, também, de obter a “autorização” de sua família e assinar sua produção. 


Agora, Socialize os cartões-postais com os seus familiares.

Exemplo 3: criar seus próprios cartões-postais ✅

Exemplo 4:
Se você não se interessou por nenhum dos exemplos acima, fique à vontade para criar outra proposta para essa atividade.

O importante é que você faça com muito capricho e socialize! Afinal, você pode dividir com eles um pouco do conhecimento construído a partir do estudo de hoje.

Bom trabalho!!







Saiba mais:

Patrimônio material “é o conjunto de objetos produzidos pelos seres humanos de uma determinada sociedade, como, por exemplo, o Centro Histórico de Goiânia: Coreto, Monumento às Três Raças, Palácio do Governo, Palácio das Esmeraldas, Museu Zoroastro Artiaga, Relógio da Av. Goiás, Liceu de Goiânia, Teatro Goiânia.” 

Patrimônio imaterial “é tudo aquilo que é produzido pelo ser humano mas não é palpável, ou seja, não pode ser tocado, como, por exemplo, o modo de fazer uma comida, uma brincadeira, uma festa, um ritual. Em Goiás temos: a Festa do Divino Espírito Santo, de Pirenópolis,  conhecida pelas Cavalhadas, a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno, de Trindade.” 

Quer saber mais?? 

Vídeo: Bens materiais e Imateriais – O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL? 

Vídeo: Literatura de Cordel 

Brasil possui 25 manifestações reconhecidas como patrimônio imaterial pela Unesco OK


Festa do Divino em Pirenópolis: 

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/72




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Corpo, Expressão e Movimento.

Componentes:Habilidades:
Arte/Artes Visuais
(GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais, universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais. Compreender criticamente os conceitos e os contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte.

(GO-EF08AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas, compreendendo e construindo repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como desconstruindo estereótipos.