You are currently viewing Geografia – O Cerrado goiano

Geografia – O Cerrado goiano

Olá!

Tudo bem?

Você conseguiu organizar um espaço para realizar as atividades da plataforma? É importante deixá-lo sempre organizado, combinado?

Na trilha de hoje, vamos relembrar as recomendações médicas para não nos contaminarmos com coronavírus, conhecer sobre o cerrado, a agroecologia e a produção de alimentos saudáveis.

Vamos lá?

Sabia que as crianças do mundo inteiro estão passando pelo mesmo problema que nós aqui em Goiás.

Conheça as dicas que algumas crianças de diferentes regiões do Brasil enviaram para Charlotte, contando o que elas estão fazendo nesse tempo de distanciamento social.

Atividade 1 

Acesse o link para ver os recados das crianças.

Charlotte e seus amigos na quarentena | Canal da Charlotte
Canal: Canal da Charlotte
Fonte; https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=_IuF5fBW1oY

Atividade 2

Grave um vídeo e poste no perfil da Charlotte, no Instagram, contando como está a sua quarentena.

Acesse o link abaixo para postá-lo.

Charlotte Lunette
Instagram: charlottelunette
Fonte: https://www.instagram.com/charlottelunette/

Atividade 3 

Você sabia que o cerrado é um tipo de vegetação muito importante para a manutenção da vida no planeta terra, pois ele capta e armazena uma enorme quantidade de água em seu subsolo e abriga inúmeras espécies de animais?

Conheça a riqueza do Cerrado lendo a imagem abaixo.

Cerrado perde metade da vegetação nativa; agronegócio acelera o processo
Site: Eco-finanças.
Fonte: http://eco-financas.org.br/2017/02/cerrado-perde-metade-da-vegetacao-nativa-agronegocio-acelera-o-processo/

Atividade 4

Em Goiás, grande parte do cerrado tem sido desmatado para o plantio da soja, da cana e de pasto para criação de gado. Porém há uma forma de cultivar alimentos que não causa tanto impacto ao meio ambiente. É a agroecologia, que além de não prejudicar o solo, a água e o ar, valoriza os pequenos agricultores.     

Acesse o link para assistir ao vídeo.

3 mitos que você sempre ouviu sobre a agroecologia – mas ninguém teve coragem de negar.
Canal: Campanha Cresca
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=FpEL21Lr8kk

Atividade 5

Depois de assistir ao vídeo, responda em seu caderno ou bloco de notas: quais são os 3 mitos da agroecologia e qual a diferença entre a agricultura tradicional e a agroecologia.  


Atividade 6 

Nesta atividade você fará a leitura de um gráfico sobre o desmatamento do Cerrado Goiano. 

Leia o gráfico abaixo e anote em seu caderno ou bloco de notas do celular: em qual ano houve maior número de queimada em Goiás? Qual o bioma que sofre as maiores queimadas? Qual tem o menor índice de queimada?

Cerrado registra mais focos de queimadas do que a Amazônia nos primeiros dias de setembro
Site: G1 Globo Natureza
Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/09/11/cerrado-registra-mais-focos-de-queimadas-do-que-a-amazonia-nos-primeiros-dias-de-setembro.ghtml
Imagem: Focos de queimadas registrados pelo Inpe em 9 de setembro — Foto: Reprodução/Programa Queimadas

Atividade 7 

Conheça algumas expressões que fazem parte do vocabulário do povo goiano. Leia o “Dicionário Goianês”.

Dicionário Goianês
Site: Enquanto isso em Goiás
Fonte: http://enquantoissoemgoias.com/humor/dicionario-goianes/
Imagem: Vandin Duarte, publicado em 18 de dezembro de 2014

Atividade 8

Anote em seu caderno ou bloco de notas do celular, as expressões que você e sua família usam com muita frequência. 

Que tal gravar áudios lendo as palavras do dicionário e depois ouvir observando a sua forma de falar. Você pode pedir para outras pessoas da sua casa gravar também. Assim você poderá analisar as formas de falar das pessoas que moram com você.  


Atividade 9

Para finalizar a nossa jornada de hoje que tal convidar o pessoal de casa para dançar?

Afaste os móveis e boa diversão!

Zumba Kids (easy dance) – I like to move it
Canal: Zumba with Dovydas
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ymigWt5TOV8

ComponentesHabilidades
Língua Portuguesa(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.

(GO-EF15LP21) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas no intercâmbio conversacional em sala de aula, observando as características do falar goiano.
Geografia(EF04GE07-A) Compreender comparar as diversas formas de trabalho no campo.

(EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás, Bioma Cerrado, bem como a importância de sua preservação e conservação.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.