Olá!
Tudo bem?
Você conseguiu organizar um espaço para realizar as atividades da plataforma? É importante deixá-lo sempre organizado, combinado?
Na trilha de hoje, vamos relembrar as recomendações médicas para não nos contaminarmos com coronavírus, conhecer sobre o cerrado, a agroecologia e a produção de alimentos saudáveis.
Vamos lá?
Sabia que as crianças do mundo inteiro estão passando pelo mesmo problema que nós aqui em Goiás.
Conheça as dicas que algumas crianças de diferentes regiões do Brasil enviaram para Charlotte, contando o que elas estão fazendo nesse tempo de distanciamento social.
Atividade 1
Acesse o link para ver os recados das crianças.
Atividade 2
Grave um vídeo e poste no perfil da Charlotte, no Instagram, contando como está a sua quarentena.
Acesse o link abaixo para postá-lo.
Atividade 3
Você sabia que o cerrado é um tipo de vegetação muito importante para a manutenção da vida no planeta terra, pois ele capta e armazena uma enorme quantidade de água em seu subsolo e abriga inúmeras espécies de animais?
Conheça a riqueza do Cerrado lendo a imagem abaixo.
Atividade 4
Em Goiás, grande parte do cerrado tem sido desmatado para o plantio da soja, da cana e de pasto para criação de gado. Porém há uma forma de cultivar alimentos que não causa tanto impacto ao meio ambiente. É a agroecologia, que além de não prejudicar o solo, a água e o ar, valoriza os pequenos agricultores.
Acesse o link para assistir ao vídeo.
Atividade 5
Depois de assistir ao vídeo, responda em seu caderno ou bloco de notas: quais são os 3 mitos da agroecologia e qual a diferença entre a agricultura tradicional e a agroecologia.
Atividade 6
Nesta atividade você fará a leitura de um gráfico sobre o desmatamento do Cerrado Goiano.
Leia o gráfico abaixo e anote em seu caderno ou bloco de notas do celular: em qual ano houve maior número de queimada em Goiás? Qual o bioma que sofre as maiores queimadas? Qual tem o menor índice de queimada?
Atividade 7
Conheça algumas expressões que fazem parte do vocabulário do povo goiano. Leia o “Dicionário Goianês”.
Atividade 8
Anote em seu caderno ou bloco de notas do celular, as expressões que você e sua família usam com muita frequência.
Que tal gravar áudios lendo as palavras do dicionário e depois ouvir observando a sua forma de falar. Você pode pedir para outras pessoas da sua casa gravar também. Assim você poderá analisar as formas de falar das pessoas que moram com você.
Atividade 9
Para finalizar a nossa jornada de hoje que tal convidar o pessoal de casa para dançar?
Afaste os móveis e boa diversão!
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. (GO-EF15LP21) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas no intercâmbio conversacional em sala de aula, observando as características do falar goiano. |
Geografia | (EF04GE07-A) Compreender comparar as diversas formas de trabalho no campo. (EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás, Bioma Cerrado, bem como a importância de sua preservação e conservação. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.