Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 21/09, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Olá! Nesta atividade conversaremos sobre a utilização dos juros simples em eventos da nossa vida cotidiana e exploraremos seu cálculo.
Primeiro, você sabe o que são Juros?
Juros é o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um determinado período.
Os juros são para o credor (aquele que tem algo a receber) uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro emprestado.
Por outro lado, quem faz um empréstimo em dinheiro ou faz uma compra a crédito, geralmente terá que pagar um acréscimo pela utilização do dinheiro ou pelo parcelamento da totalidade do valor do bem. A esse acréscimo também dá-se o nome de juro.
Para determinar o valor dos juros são definidas taxas percentuais (taxas de juros) fixadas pelo credor.
As taxas de juros são calculadas de acordo com alguns fatores como, a inflação em vigor, com o que foi acordado no contrato ou com o risco do empréstimo para o credor.
Assista ao vídeo da Nath que apresenta de uma maneira simples esse assunto:
Percebeu que os juros estão presentes em várias situações corriqueiras, tanto de empréstimos, financiamentos e até mesmo de poupança e investimento.
No mercado financeiro, existem diversas modalidades de juros: juros simples, juros compostos, juros nominais, juros de mora, juros reais, juros rotativos, juros sobre o capital próprio, entre outras.
Dentre os vários tipos de juros, vamos conhecer hoje os juros simples.
Os juros simples estão relacionados às prestações de curto prazo e são aplicados, por exemplo, sobre uma quantia de dinheiro emprestado ou em compras a prazo. Essas situações estão relacionadas a nossa vida cotidiana.
Mas, o que são juros simples?
Assista agora ao vídeo do Professor Hélio que apresenta esse conhecimento matemático aplicado à nossa realidade.
Esse tipo de situação de empréstimo apresentado no vídeo, normalmente ocorre entre amigos e familiares. As instituições financeiras utilizam os juros compostos para as transações de empréstimos e financiamentos. Mas esse assunto ficará para uma outra atividade.
Assista ao vídeo abaixo que apresenta o conteúdo completo dessa atividade:
COMPONENTE | HABILIDADES |
Matemática | (EF08MA04-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que abranjam juros simples e uso de porcentagens no contexto da educação financeira. (EF08MA04-B) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. (EF09MA05-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira. |
Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 8º e 9º anos