You are currently viewing Jogo das Pedrinhas

Jogo das Pedrinhas

Você sabia que muitas brincadeiras fazem parte da cultura popular? Isso quer dizer que essas brincadeiras fazem parte da história de um povo e que já passaram por várias gerações.

É o caso do jogo “Cinco Marias” ou o “Jogo das Pedrinhas”.

Se você não conhece, com certeza seus pais ou seus avós conhecem. Ficou curioso para saber mais sobre esse jogo?

Então, Clique Nesse Link Azul Aqui Abaixo , e fique por dentro dessa brincadeira. Você vai se amarrar!! https://escolakids.uol.com.br/historia/historia-do-jogo-das-pedrinhas.htm

O que você achou da história dessa brincadeira? Bem interessante, não é mesmo? Você consegue imaginar os povos antigos brincando assim?

No texto lido, há a descrição das fases que é preciso cumprir na brincadeira.

Escreva em seu caderno, com suas palavras, essas fases.

Se você ainda não consegue escrever, faça desenhos que representem cada uma dessas fases. Capriche!

Assista ao vídeo “Jogo de Pedrinhas, Cinco Marias, Baliza, Bugalha, Belisco, Pedrisco, Capitão, Xibiu” disponível no YouTube, do canal do Leandro Lima. Ele vai te ensinar as diferentes formas e níveis do jogo. 

Você aprendeu algumas sequências de movimentos com os saquinhos ou pedrinhas.

Agora é hora de praticar e ficar craque no jogo das pedrinhas. Depois de conseguir fazer todos esses movimentos mostrados no vídeo, é a sua vez de criar um novo.

Você pode jogar sozinho, convidar alguém da sua família para se divertirem juntos ou fazer um campeonato de jogo das pedrinhas. Isso vai ser bem legal!!



Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A, B e C – Corpo, Expressão e Movimento.