You are currently viewing Ginástica Circense
Ginástica Circense

Ginástica Circense

“Ginástica circense – Ensino Fundamental – Corpo, Expressão e Movimento ” – Portal Conexão Escola

A Ginástica para todos é fundamentada na Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica e de trampolim, utilizando vários tipos de manifestações, tais como dança, expressões folclóricas e circenses, desenvolvendo atividades livres e criativas, com o objetivo de promover um lazer saudável.

Você já ouviu falar no espetáculo “Kurios”, do Cirque du Soleil? Vamos assistir às cenas deste espetáculo:

“Cirque du Soleil: Kurios” – Canal: The Late Late Show With James Corden

Atividade 1

– Você sabe o que são saltos, giros, rotações, acrobacias? Faça uma pesquisa e registre no seu caderno.

– Quais desses movimentos você conseguiu perceber nesse espetáculo? Compartilhe com a pessoa que estiver com você. Divirtam-se!


Você conhece a música “Circo da Alegria”, dos palhaços Atchim e Espirro? Vamos assistir. Espero que você se divirta muito:

“Circo da Alegria – faixa do DVD ATCHIM & ESPIRRO e A Turma da Casa de Chocolate” – Canal: Atchim e Espirro

Atividade 2

Agora é com você!

– Reveja o vídeo 2 e dance. Aproveite para executar os movimentos aprendidos. Divirtam-se!

– Como você observa seu corpo se movimentando e dançando? O que você sente? Com a apresentação, quais os passos que você mudaria? Você dançaria sozinho ou com as pessoas da sua casa? Acrescentaria mais elementos da ginástica, como saltos, giros, rotações, acrobacias? Reflita sobre isso, reveja o vídeo e dance junto, se quiser.

Atenção: É muito importante que não tente realizar movimentos mais elaborados em casa, sem supervisão. Logo você estará com seu professor, na escola e poderá vivenciar muitos desses elementos da Ginástica.


Atividade 3

– No site a seguir, você encontrará o mundo mágico do Cirque Du Soleil, um dos circos de maior representatividade estética e comercial mundial. Você encontrará catálogos com os espetáculos circenses e de dança; como se organizam para as maquiagens, figurinos, musicais e muito mais. Abaixo, vocês encontrarão também o canal oficial no Youtube, para navegarem e descobrirem o fantástico mundo do circo. Apreciem bastante:


SAIBA MAIS

“Movimento dos animais” – Canal:  Psico Zone

“4 atividades para percurso Equilíbrio, rolamento, cambalhota e salto” – Canal: Vanessa EducaDikas

“Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016” – Canal: Rio 2016

“Piruetas – Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical” – Canal: Portal Contracenarte

COMPONENTE: HABILIDADES:

Educação Física
(GO-EF02EF07) Vivenciar, fruir e identificar movimentos básicos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

(GO-EF02EF09) Praticar e fruir movimentos básicos da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo, reconhecendo suas possibilidades, potencialidades, limitações e respeitando as diferenças individuais.