Olá educandos! Vamos começar nossos estudos sobre os gêneros publicitários?! É um conteúdo muito importante e ajudará você no desenvolvimento da leitura e da escrita na língua portuguesa! Vamos começar?
O gênero textual anúncio publicitário é facilmente encontrado nos meios de comunicação como: jornais, revistas, televisão e internet. Podemos encontrá-los, também, em outdoors, panfletos e faixas de rua.
Veja alguns exemplos de anúncios publicitários:
Você reconhece essas imagens?
Onde podemos encontrá-las?
Você perceber que a mensagem é bem convencedora?
Você faria a aquisição desses produtos anunciados?
Então, o que é um anúncio publicitário? Ele é um gênero textual usado para promover uma marca, produto, serviço ou ideia para um público definido (público-alvo) em um meio de comunicação. Com linguagem persuasiva, ele ajuda a convencer o consumidor a tomar uma ação, que pode ser comprar um produto ou contratar um serviço. Clique no link abaixo e veja o vídeo que discute o que é um anúncio publicitário, como ele é organizado, qual sua finalidade etc.
Você pode identificar ou reconhecer imagens de propaganda a todo momento! Quando lemos ou escutamos:
“Você, sem fronteiras”
“A verdadeira maionese”
Logo vem à nossa mente as imagens:
As frases que se relacionam com as imagens têm uma função muito importante para o gênero textual anúncio publicitário. Elas são de fácil memorização e resumem as características do produto, serviço e até pessoas. A essas frases damos nome de SLOGAN.
Atenção!
Todo anúncio publicitário deve ser lido de forma crítica! A forma de convencimento utilizada pelas propagandas incentiva o consumo excessivo. Assista o vídeo abaixo e veja o que se discute um pouco sobre o consumo consciente.
Assim, algumas perguntas precisam ser feitas por você, estudante!
Qual a mensagem presente na propaganda?
Que ideia ela quer vender?
É necessário adquirir tal produto, no momento?
Hora da pesquisa!!
Agora que você já sabe o que é slogan e como ele tem sentido no gênero textual anúncio publicitário, é a sua vez de pesquisar mais sobre o assunto. Basta seguir as orientações e realizar a atividade.
Faça uma busca no site www.google.com, utilizando o seguinte enunciado: Principais slogans da publicidade.
A partir do resultado da busca, você vai selecionar 10 (dez slogans). É muito importante registrar os slogans escolhidos em seu caderno.
Para finalizar, você vai usar a criatividade!
Estamos vivendo um momento de muito consumo e às vezes excessivo! Crie um slogan e uma imagem (desenho) convencendo as pessoas sobre o consumo consciente.
Despedida:
Você percebeu como é fácil reconhecer e criar slogans? É muito importante realizar as atividades propostas!
Na próxima aula vamos identificar a diferença entre anúncios publicitários e memes!
Aguardo vocês!
Para saber mais
OBJETOS DE CONHECIMENTO: | (DC GO Ampliado) : Apreciação e réplica/Relação entre gêneros e mídias Estratégia de leitura – apreender os sentidos globais do texto Estilo Efeitos de sentido e exploração da multissemioses Produção e publicação de textos jornalístico-midiáticos |
HABILIDADES: | (EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas de outdoor, anúncios e propagandas, entre outros, em diferentes mídias impressas e digitais. (EF69LP02-B) Perceber a articulação entre peças publicitárias em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha. (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP04-A) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, como, outdoor, anúncios e propagandas, entre outros. (EF89LP11) Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: indoor, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas. |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ética e Cidadania