You are currently viewing Degelo na Antártica: o mundo corre perigo!

Degelo na Antártica: o mundo corre perigo!

A Antártica é considerada uma das maiores riquezas do mundo, além de indicador das mudanças climáticas. Para compreender a sua importância e os riscos que ela e todo o Planeta correm devido às mudanças climáticas, assista ao vídeo ‘’Degelo na Antártida está mais rápido do que se imaginava’’:

(“Degelo na Antártida está mais rápido do que se imaginava’’, Jornal SBT Brasil, Youtube)

Veja mais um vídeo, para ampliar seus conhecimentos:

(“Degelo na Antártida cresce seis vezes em apenas 40 anos”, Band Jornalismo, Youtube).

Após uma breve reflexão sobre as informações trazidas nos vídeos que você acabou de assistir, responda em seu caderno as questões:

1. Quais alterações a Antártica vem sofrendo ao longo dos anos?
  2. O que provocou essas alterações?
  3. De que forma essas alterações podem afetar todo o Planeta?
  4. Há como reverter a atual realidade desse continente, como?
  5. Aponte sugestões que possam ser aplicadas com essa finalidade.
  6. Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Para ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre o maior e o mais ‘’misterioso’’ continente da Terra, assista ao vídeo seguinte com sua família e discutam sobre as questões abordadas:

(‘’De quem é a Antártica’’, canal ‘’Fatos Desconhecidos’’, disponível no site Youtube)

Agora que você adquiriu novos conhecimentos sobre as riquezas e a importância que a Antártica tem, produza, em seu caderno, um texto explicando o ‘’Tratado da Antártica’’. Não se esqueça de dar um título à sua produção, que deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

PARA SABER MAIS

(“Estação Comandante Ferraz, o pedaço do Brasil na Antártida”, Canal Correio do Povo Play, Youtube)

(“Estudo da Nasa avalia efeitos do aumento do nível do mar pelo mundo”, Jornal SBT Brasil, Youtube)

Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Ambiental e Saúde.

HABILIDADES:(EF08GE21-A) Compreender a importância da Antártica no cenário mundial e para a América do Sul, enquanto destinada à pesquisa e como reservatório de água doce.(EF08GE21-B) Conhecer e compreender o Tratado da Antártica.(EF08GE21-C) Caracterizar as regiões polares e identificar os impactos ambientais provocados nestas regiões devido à ação humana.(EF08CI14-C) Identificar a influência das ações antrópicas nas alterações climáticas.(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para estabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.(EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve.(EF67LP20-A) Investigar um tema proposto, elaborando questões e hipóteses que orientarão na busca e seleção de informações que podem solucionar um problema proposto etc.