You are currently viewing Consumo Consciente!

Consumo Consciente!

Clique Na Imagem Para Assistir Ao Vídeo

Fazer algo consciente é pensar antes de agir, analisando se o resultado das ações é algo bom ou ruim. É preciso considerar todas as possibilidades, pois, cada escolha feita pode prejudicar você, sua família e outras pessoas. Por isso, fique atento aos estudos de hoje. 

No vídeo abaixo “Projeto Consumo Consciente – Editora DNA”, do canal Genoma Filminhos, publicado no Youtube. Será apresentado o que é consumo consciente. Vamos assistir?

Clique Na Imagem Para Assistir Ao Vídeo

Nesse vídeo, você aprendeu o que é consumir com consciência, pensando e analisando o que é necessário e o que é dispensável. Aprendeu que consumo consciente é a mesma coisa que consumo responsável.

Por que você acha que é preciso gastar menos e ter apenas aquilo que precisamos?

No vídeo, a Gaby mostrou algumas maneiras de economizar.

Explique para sua família como podemos ser consumidores conscientes e faça um desenho em seu caderno que expresse o que acontece quando consumimos de maneira responsável.

Nó próximo vídeo “Você sabe o que é consumo responsável?”, do canal Beatriz Bastos, publicado no Youtube, a Joana e suas amigas irão te contar um pouco mais sobre o consumo responsável. 

Clique Na Imagem Para Assistir Ao Vídeo

Você aprendeu um pouco mais sobre o consumo responsável? Agora, reflita sobre as questões a seguir:

  1. É verdade que consumir de maneira responsável, consciente, significa não poder comprar todas as coisas que desejamos?
  2. Pensando no que você aprendeu sobre consumo responsável, de que forma é preciso agir quando vamos ao mercado?
  3. Escreva, no seu caderno, as palavras iniciadas com a letra R que foram citadas no vídeo e o significado de cada uma delas. Se você ainda não consegue ler, peça a ajuda de alguém na sua casa.

Que tal colocar em prática o que aprendeu? Crie uma horta em sua casa. Mesmo sem quintal, é possível plantar algumas verduras e folhas em casa. 

Assista ao vídeo “Como plantar uma flor”, do canal Tricolicos, postado no Youtube. Nele, você aprenderá a fazer sua hortinha e ainda ajudará sua família a economizar.

Com sua hortinha, além de se alimentar de maneira saudável, você poderá ajudar outras pessoas a ter um consumo consciente. 

Escreva para seus amigos ou mande uma mensagem de áudio falando sobre os benefícios financeiros que a simples ação de plantar uma horta pode trazer. Seja criativo! 

Até a próxima.




Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A, B e C – Educação Financeira e Empreendedorismo