Olá!
Você gosta de brincar com seus amigos?
No Brasil existem muitas brincadeiras e jogos antigos que até hoje divertem as crianças. Eles fazem parte da cultura brasileira e são repassados de geração a geração. Você gosta de algum jogo ou brincadeira
antiga?
Que tal conhecer a Batata Quente?
A brincadeira Batata Quente é uma brincadeira de roda bem tradicional em nosso país.
Não há muitos registros de como ela surgiu, mas, sabe-se que a origem do seu nome se deu ao fato das pessoas terem dificuldades de segurar uma batata quente. E, como toda brincadeira, ela também sofreu alterações. Vamos conhecer uma delas?
Atividade 1
Assista ao vídeo abaixo e veja um grupo de pessoas brincando.
Atividade 2
Você percebeu que à medida que as pessoas foram eliminadas, elas abaixavam as cabeças?
Você também pode fazer essa brincadeira com algo novo.
Para facilitar a sua criação, siga o passo a passo:
Primeiro deverá convidar a sua família para brincar com você.
Em seguida, defina o que representará a Batata Quente, pode ser uma bola ou
outro objeto qualquer.
Se você não quiser cantar a música da brincadeira, vale escolher uma música.
Será eliminada a pessoa que estiver com a batata quente na mão, quando parar a
música.
Decida com os participantes que gestos ou posições que vocês farão quando forem
eliminados.
Divirtam-se!
Componentes | Habilidades |
Arte/ Teatro | Objeto de conhecimento/ conteúdo: Matrizes Estéticas e Culturais: Diversidade de gênero, racial, étnica, política, social (GO-EF01AR19-C) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica, política, social, a partir das experiências teatrais, bem como fazer registros verbais e/ou não verbais: oralidade, escrita, desenho, expressão corporal, audiovisual, entre outras formas. (GO-EF02AR19-C) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica, política, social e cultural, refletindo sobre si mesmo e sobre o outro, a partir das experiências teatrais, e fazer registros verbais e/ou não verbais: oralidade, escrita, desenho, expressão corporal, audiovisual. (GO-EF03AR44) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica, política, social e cultural, refletindo e dialogando sobre si mesmo e sobre o outro, a partir das experiências teatrais, assim como fazer registros verbais e/ou não verbais por meio de oralidade, escrita, desenho, expressão corporal, audiovisual. |
Ed. Física (Brincadeiras e Jogos) | Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional. (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. (GO-EF02EF04) Colaborar na proposição e produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brinquedos, brincadeiras, jogos e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, produzindo textos orais, escritos e audiovisuais para divulgá-las na escola e na comunidade. (GO-EF03EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil, de matriz indígena e africana. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.