You are currently viewing Batata Quente

Batata Quente

Olá!

Você gosta de brincar com seus amigos?

No Brasil existem muitas brincadeiras e jogos antigos que até hoje divertem as crianças. Eles fazem parte da cultura brasileira e são repassados de geração a geração. Você gosta de algum jogo ou brincadeira
antiga?

Que tal conhecer a Batata Quente?

A brincadeira Batata Quente é uma brincadeira de roda bem tradicional em nosso país.
Não há muitos registros de como ela surgiu, mas, sabe-se que a origem do seu nome se deu ao fato das pessoas terem dificuldades de segurar uma batata quente. E, como toda brincadeira, ela também sofreu alterações. Vamos conhecer uma delas?

Atividade 1

Assista ao vídeo abaixo e veja um grupo de pessoas brincando.

Fonte: Youtube. Canal: Escola Bakhita
Link: https://youtu.be/5dM16YNehq8


Atividade 2

Você percebeu que à medida que as pessoas foram eliminadas, elas abaixavam as cabeças?

Você também pode fazer essa brincadeira com algo novo.



Para facilitar a sua criação, siga o passo a passo:

 Primeiro deverá convidar a sua família para brincar com você.
 Em seguida, defina o que representará a Batata Quente, pode ser uma bola ou
outro objeto qualquer.
 Se você não quiser cantar a música da brincadeira, vale escolher uma música.
 Será eliminada a pessoa que estiver com a batata quente na mão, quando parar a
música.
 Decida com os participantes que gestos ou posições que vocês farão quando forem
eliminados.


Divirtam-se!

ComponentesHabilidades
Arte/ TeatroObjeto de conhecimento/ conteúdo: Matrizes Estéticas e Culturais:
Diversidade de gênero, racial, étnica, política, social
(GO-EF01AR19-C) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica,
política, social, a partir das experiências teatrais, bem como fazer
registros verbais e/ou não verbais: oralidade, escrita, desenho,
expressão corporal, audiovisual, entre outras formas.
(GO-EF02AR19-C) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica,
política, social e cultural, refletindo sobre si mesmo e sobre o outro, a
partir das experiências teatrais, e fazer registros verbais e/ou não
verbais: oralidade, escrita, desenho, expressão corporal, audiovisual.
(GO-EF03AR44) Reconhecer a diversidade de gênero, racial, étnica,
política, social e cultural, refletindo e dialogando sobre si mesmo e
sobre o outro, a partir das experiências teatrais, assim como fazer
registros verbais e/ou não verbais por meio de oralidade, escrita,
desenho, expressão corporal, audiovisual.
Ed. Física
(Brincadeiras e
Jogos)
Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular,
presentes no contexto comunitário e regional.
(GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal,
visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares
do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a
importância dos mesmos para suas culturas de origem.
(GO-EF02EF04) Colaborar na proposição e produção de alternativas
para a prática, em outros momentos e espaços, de brinquedos,
brincadeiras, jogos e demais práticas corporais tematizadas na
instituição escolar, produzindo textos orais, escritos e audiovisuais
para divulgá-las na escola e na comunidade.
(GO-EF03EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a
participação segura de todos os estudantes em brinquedos,
brincadeiras e jogos populares do Brasil, de matriz indígena e africana.
Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 1º ano A

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.