Você já pensou na quantidade de pessoas que você conhece?
Já percebeu o quão diferente somos de outras pessoas?
Nessa atividade vamos compreender que não existem pessoas iguais. Podemos até encontrar algumas semelhanças na aparência ou no jeito de ser, mas cada pessoa é única!
ATIVIDADE 1
Observe as imagens a seguir:
Analise e identifique ( fale em voz alta). Se você estiver com o caderno registre (escreva) suas observações :
As crianças são iguais?
Existem diferenças entre elas? Quais?
ATIVIDADE 2
1) Agora, identifique as diferenças a partir do que é solicitado:
a) Quantas crianças possui cabelo loiro?
b) Quantas crianças possui cabelo ruivo (vermelho)?
c) Quantas crianças possui cabelo preto?
d) Qual criança da imagem 3 é a mais alta?
2) As crianças das imagens têm diferentes características físicas, mas gostam de algo em comum. Do que elas gostam?
a) Desenho?
b) Música?
c) Dança?
e) Esporte?
3) Você se acha parecido com alguma criança (observada nas imagens)? Por quê?
Por meio dessa atividade é possível perceber que basta observar uma pessoa para saber como ela é fisicamente. Tem gente que é alta, com cabelos lisos e olhos claros. Há quem tenha mãos grandes e dedos longos nos pés. Outros têm pinta no rosto, lábios grossos e orelhas pequenas. Quantas diferenças! Já pensou … se todos nós fossemos idênticos!? Que graça teria!?
A beleza da vida está nas diferenças.
Vamos assistir e ouvir agora a música “Todo mundo tem umbigo”, composta por Tomaz Sussekind, da banda Brincando de Papel, (programa música animada da TV BRASIL). A música nos mostra que é normal ser diferente através das características particulares de cada um.
Todo mundo é igualmente diferente e todo mundo é diferentemente igual. Entendeu?
Chegou a hora do poema!!
Leia o poema “Pessoas são diferentes” de Ruth Rocha:
ATIVIDADE 3
Reflita e escreva no caderno: quais versos do poema de Ruth Rocha falam sobre diferenças físicas?
São muitas as características físicas que diferenciam as pessoas.
A altura, a cor da pele, a cor dos olhos e dos cabelos são exemplos de características físicas que variam de pessoa para pessoa, veja as imagens:
ATIVIDADE 4
Descreva cada uma dessas pessoas fisicamente. Falem qual é a cor da pele, como são os cabelos e outros detalhes que você observar:
Após observarmos tantas diferenças, chegou a hora de ouvirmos um recadinho da Turma da Mônica.
Como vimos, as pessoas são diferentes. E não há nenhum problema nisso!
Mas… você já parou para pensar que o corpo dos seres humanos é formado pelas mesmas estruturas!?
No vídeo a seguir, do canal Tio André Kids, veremos o corpo humano e suas divisões básicas:
Com o vídeo pudemos perceber que o corpo é formado pela cabeça, pelo tronco e pelos membros. Na cabeça, estão os olhos, as orelhas, o nariz e a boca. Dentro da cabeça está o cérebro, órgão que comanda todas as partes do corpo. A cabeça está ligada ao tronco pelo pescoço. O tronco é formado pelo tórax (peito) e pelo abdome (barriga). Os membros estão ligados ao tronco. A mão, o antebraço e o braço compõem os membros superiores.
O pé, a perna e a coxa compõem os membros inferiores, que utilizamos para realizar diversas atividades, como andar, correr e segurar objetos.
ATIVIDADE 5
Qual parte do corpo você utiliza para:
a)Ler um livro?
b)Bater as mãos?
c)Caminhar e correr?
d)Virar a cabeça de um lado para o outro?
e)Desenhar?
f)Escutar música?
Desafio!
Junte-se a sua família.
Vocês vão representar o contorno de um corpo humano por meio de um desenho.
Vocês vão precisar de uma folha grande de papel ( você pode usar caixas de papelão. Abra as caixas para formar um grande papel).
Abra a folha de papel (papelão) no chão e com a ajuda da sua família deite sobre a folha.
Com uma caneta, alguém da sua família vai desenhar o contorno do seu corpo no papel (papelão).
Agora é a sua vez de desenhar o contorno do corpo de algum deles no papel.
Cada um deverá escrever os nomes das partes do corpo humano no seu desenho (desenho do seu corpo).
Comparem os desenhos.
Vocês identificaram as mesmas partes?
Se possível, fotografe e marque sua escola (e a SME) nas redes sociais. Gostariamos muito de ver o resultado!
Você viu que podemos ser semelhantes em alguns aspectos, mas cada pessoa tem uma característica física e um jeito próprio de ser. Não é apenas a aparência física que pode tornar as pessoas diferentes umas das outras. Mesmo existindo pessoas parecidas fisicamente, cada indivíduo tem um jeito de ser, de falar, de brincar e uma maneira de lidar com as situações. Cada pessoa tem suas preferências e seus sonhos, seus gostos e seus hábitos e merecem ser respeitadas!
Viva as diferenças!
Habilidades | (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
Objetos do Conhecimento | Corpo humano Respeito à diversidade |
Componente Curricular: | Ciências |
Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Sabrina, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: Diversidade (Bloco 1):