Olá, vamos pesquisar e refletir sobre: Para você o que é Arte? E releitura? A fotografia faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, sem visar idade ou qualquer outro impedimento. O que acha de usarmos foto, fazendo releitura de algumas obras de Arte? Vamos aprender um pouco mais de Arte, nos divertindo!
Atividade 1:
Informação
Qual a diferença de Releitura e Plágio? – Vamos refletir sobre o assunto: Releituras de obras de arte, em sua maioria, rendem resultados bem criativos, e às vezes engraçados. Só que atenção: não confunda releitura com plágio. As releituras nada mais são do que outra versão em linguagem diferente. E plágio é basicamente assinar e se apropriar de alguma obra intelectual, ou parte dela, criada por outra pessoa, e não colocar os créditos devidos.
Atividade 2:
Vídeo sobre Releitura dos “Quadrões da Turma da Mônica”
Fonte: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/os-quadroes-de-mauricio-de-souza/ (1998 – 2020 História das Artes. Todos os direitos reservados.)
Uma visita de Mauricio de Souza (criador da Turma da Mônica) ao Museu de Arte de São Paulo – MASP, no final da década de 80 quando ao ver uma de suas obras favoritas “ Rosa e Azul” (1881), do pintor impressionista francês Auguste Renoir, Maurício se perguntou como seria colocar a turma da Mônica nas obras de grandes artistas para ensinar e divulgar arte para crianças de uma maneira diferente. E justamente Rosa e Azul foi o primeiro quadro que ganhou vida através da Turminha com Mônica e Magali.
Atividade 3:
Registro
Vamos entender melhor, sobre O que é releitura? Assista mais um vídeo
Agora pesquise obras de artes, escolha uma e registre em seu caderno sobre a obra e o artista.
Exemplo:
MOÇA COM O BRINCO DE PÉROLA, JOHANNES VERMEER (1665)
Fonte: https://santhatela.com.br/johannes-vermeer/vermeer-menina-com-brinco-de-perola/
Moça com o Brinco de Pérola (em holandês: Meisje met de parel) é uma pintura do artista holandês Johannes Vermeer de 1665. Como o seu nome indica, é utilizado um brinco de pérola como ponto focal. É muitas vezes referido como “a Mona Lisa do Norte” ou “a Mona Lisa holandesa”. É de se ressaltar como o fundo negro (que na época supõe-se ter sido verde escuro) destaca a presença dessa única figura no quadro e como a pintura carrega um senso de harmonia. A técnica do fundo escuro ajuda a trazer tridimensionalidade a tela. A figura escolhida tem um ar angelical, simultaneamente feliz e triste, e esconde qualquer coisa misteriosa. Vermeer pintou relativamente poucas telas e, pelo que se conseguiu recuperar do seu acervo ficou nítido o seu interesse pela luz, pela ciência e pela vida cotidiana e corriqueira.
Atividade 4:
Exposição
Olha que legal: QUANDO A ARTE SE UNE NA LUTA CONTRA O CORANAVÍRUS!
Acesse o link e conheça algumas obras que poderá te inspirar na releitura.
Agora que já conheceu algumas obras de artes, solte a sua imaginação e vamos nos divertir! Escolha uma obra e faça a releitura utilizando objetos que encontrar em casa. Peça ajuda a sua família! Tire uma foto e vamos montar uma EXPOSIÇÃO das releituras!
Boa Atividade!
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento | Contextos e Práticas:Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais. |
Componente Curricular | Arte |
Habilidades | (GO-EF03AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente uma releitura de formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade. |
Proponentes/ Professores: | Luciana Oliveira Rolim |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Corpo, Expressão e Movimento