You are currently viewing A vida imita a Arte

A vida imita a Arte

Olá, vamos pesquisar e refletir sobre: Para você o que é Arte? E releitura? A fotografia faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, sem visar idade ou qualquer outro impedimento. O que acha de usarmos foto, fazendo releitura de algumas obras de Arte? Vamos aprender um pouco mais de Arte, nos divertindo!

Atividade 1:

 Informação

Qual a diferença de Releitura e Plágio? – Vamos refletir sobre o assunto: Releituras de obras de arte, em sua maioria, rendem resultados bem criativos, e às vezes engraçados. Só que atenção: não confunda releitura com plágio. As releituras nada mais são do que outra versão em linguagem diferente. E plágio é basicamente assinar e se apropriar de alguma obra intelectual, ou parte dela, criada por outra pessoa, e não colocar os créditos devidos.

Atividade 2: 

Vídeo sobre Releitura dos “Quadrões da Turma da Mônica”

“Conheça alguns dos “Quadrões” produzidos por Mauricio de Souza” Canal:profdanii – https://www.youtube.com/watch?v=vzUQLd3zKrE&feature=youtu.be

“Reportagem Exposição em Quadrões” Canal: Luís Boaventura – https://www.youtube.com/watch?v=DpcOc7Q8weo&feature=youtu.be
http://www.historiadasartes.com/wp-content/uploads/2017/11/m_rosa-e-azul-300x216.jpg

Fonte: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/os-quadroes-de-mauricio-de-souza/ (1998 – 2020 História das Artes. Todos os direitos reservados.)

Uma visita de Mauricio de Souza (criador da Turma da Mônica) ao Museu de Arte de São Paulo – MASP, no final da década de 80 quando ao ver uma de suas obras favoritas “ Rosa e Azul” (1881), do pintor impressionista francês Auguste Renoir, Maurício se perguntou como seria colocar a turma da Mônica nas obras de grandes artistas para ensinar e divulgar arte para crianças de uma maneira diferente. E justamente Rosa e Azul foi o primeiro quadro que ganhou vida através da Turminha com Mônica e Magali.

Atividade 3: 

Registro

Vamos entender melhor, sobre O que é releitura? Assista mais um vídeo

“Você sabe o que é uma releitura?” Canal: ABRA – Academia Brasileira de Arte – https://www.youtube.com/watch?v=ktBaNhjG8uM&feature=youtu.be

Agora pesquise obras de artes, escolha uma e registre em seu caderno sobre a obra e o artista.

Exemplo:

MOÇA COM O BRINCO DE PÉROLA, JOHANNES VERMEER (1665)

girl-with-a-pearl-earring-johannes-painting

Fonte: https://santhatela.com.br/johannes-vermeer/vermeer-menina-com-brinco-de-perola/

Moça com o Brinco de Pérola (em holandês: Meisje met de parel) é uma pintura do artista holandês Johannes Vermeer de 1665. Como o seu nome indica, é utilizado um brinco de pérola como ponto focal. É muitas vezes referido como “a Mona Lisa do Norte” ou “a Mona Lisa holandesa”. É de se ressaltar como o fundo negro (que na época supõe-se ter sido verde escuro) destaca a presença dessa única figura no quadro e como a pintura carrega um senso de harmonia. A técnica do fundo escuro ajuda a trazer tridimensionalidade a tela. A figura escolhida tem um ar angelical, simultaneamente feliz e triste, e esconde qualquer coisa misteriosa. Vermeer pintou relativamente poucas telas e, pelo que se conseguiu recuperar do seu acervo ficou nítido o seu interesse pela luz, pela ciência e pela vida cotidiana e corriqueira.

Atividade 4: 

Exposição

Olha que legal: QUANDO A ARTE SE UNE NA LUTA CONTRA O CORANAVÍRUS!

Acesse o link e conheça algumas obras que poderá te inspirar na releitura.

https://www.idealista.pt/news/imobiliario/internacional/2020/03/30/42891-quando-a-arte-se-une-na-luta-contra-o-coronavirus

 Agora que já conheceu algumas obras de artes, solte a sua imaginação e vamos nos divertir! Escolha uma obra e faça a releitura utilizando objetos que encontrar em casa. Peça ajuda a sua família! Tire uma foto e vamos montar uma EXPOSIÇÃO das releituras!

Boa Atividade!

Saiba Mais / Referências:


Objeto de ConhecimentoContextos e Práticas:Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais.
Componente CurricularArte 
Habilidades(GO-EF03AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente uma releitura de formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade.

Proponentes/ Professores:Luciana Oliveira Rolim
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Corpo, Expressão e Movimento