You are currently viewing Ciências da Natureza: A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA É RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS!

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para o 9º Ano do Ensino Fundamental, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

Seja a preservação ou a conservação ambiental, ambos os termos existem devido à necessidade de se combater o avanço da degradação ambiental causada em especial por ações humanas. O consumo irresponsável gera uma enorme produção de resíduos que são descartados na natureza. É urgente uma mudança nos nossos hábitos, adotando o consumo consciente, reivindicando das empresas e governantes, e somando forças para modificar o estado de degradação do planeta Terra. Vamos pensar sobre essas questões?

Fonte: DomTotal

ATIVIDADE 1

Para iniciar as reflexões de hoje, assista atentamente ao vídeo “Qual a diferença entre preservação e conservação?”, do canal “BioOrbs”, disponibilizado abaixo:

ATIVIDADE 2

No vídeo acima, foram apresentados a você dois conceitos diferentes: preservação e conservação. Você conseguiu entender a diferença entre esses dois termos? Retorne ao vídeo e escreva, no seu caderno de Ciências, no que a conservação se diferencia da preservação ambiental. Explique com suas palavras, não vale copiar!

ATIVIDADE 3

Agora, conheça algumas maneiras de viver em sociedade forma menos predatória, indicadas pelo Instituto Akatu e no canal PontoCom News:

Link texto: https://www.akatu.org.br/noticia/conheca-os-12-principios-do-consumo-consciente

ATIVIDADE 4

Reveja, abaixo, algumas “dicas” dadas pelo Instituto Akatu e pelo PontoCom News:

• Reutilizar produtos e embalagens;
  • Separar o “lixo”;
  • Lavar as louças com a torneira fechada;
  • Usar os dois lados do papel.

De acordo com o que estudou sobre os conceitos de preservação e conservação, responda: tratam-se atitudes relacionadas à preservação ou à conservação da natureza? Justifique a sua resposta.

ATIVIDADE 5

Para concluir essa atividade, produza um texto de 15 a 20 linhas que aponte os problemas ambientais mais significativos que o planeta enfrenta na atualidade e que relacionam-se às ações humanas. Não deixe de apresentar algumas possibilidades para resolver ou minimizar esses problemas. Abaixo, há uma sugestão de leitura, do site Recicloteca, que pode auxiliá-lo na construção dessa narrativa.

Link texto: https://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-e-meio-ambiente/

“FIQUE LIGADO”:  seu texto precisa ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão – além da paragrafação!

Lembre-se da importância de se ter uma postura crítica frente ao consumo!

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Componentes CurricularesHabilidades
Ciências da NaturezaComplementar:
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.
Língua PortuguesaEstruturante
(EF69LP30-B) Identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os Conteúdos e informações em questão.