You are currently viewing A Biodiversidade do Planeta Terra

A Biodiversidade do Planeta Terra

Oi, tudo bem com você?                                                                                                                                      

Pense em um cachorro, num sapo e um pássaro. São animais muito diferentes, não é mesmo? Mas eles também têm suas semelhanças. 

Os seres vivos possuem entre si algumas características em comum, em maior ou menor grau. Por exemplo, todos um dia nasceram, e todos também precisam de alimento para se manterem vivos. 

Para a Ciência, as semelhanças e diferenças entre os seres vivos tem um porquê. O vídeo indicado no endereço a seguir explica essa maneira de interpretar a diversidade de espécies que existem e já existiram no planeta Terra. 

Você perceberá que o vídeo apresenta uma variação na forma de dizer algumas expressões, pois ele é narrado por uma pessoa que se comunica na Língua Portuguesa falada em Portugal. 

(Nós, os fantásticos seres vivos – IgCiência – Youtube)

Você gostaria de saber o significado de algumas dessas expressões presentes no vídeo? Veja abaixo: 

  • “Ficarmos de gato” (aos 48 segundos do vídeo): imitar a posição de um gato.
  • “Nós da tua mão direita” (aos 6 minutos e 11 segundos): local em que iniciam os dedos das mãos. 
  • “Falangeta” (aos 6 minutos e 15 segundos): o osso que forma a ponta de cada dedo.
  • “Pós das unhas que cai quando limas” (aos 6 minutos e 20 segundos): pó que cai quando lixamos as unhas. 

Agora, no seu caderno, responda às seguintes questões:

1. A narradora do vídeo, aos 4min37seg afirma que “também na árvore da vida há famílias inteiras de seres vivos que desaparecem por causas naturais”.

a) Qual é o nome do fenômeno em que espécies de seres vivos deixam de existir?

b) Cite algumas causas naturais que podem provocar o desaparecimento de espécies.

c) Reflita: há outras causas que podem provocar o fim da existência de espécies de seres vivos? Escreva o seu ponto de vista, argumentando o porquê de pensar dessa maneira.

O tigre (nome cientítico: Panthera tigris) é um animal encontrado no continente asiático. O leão (nome científico: Panthera leo) pode ser encontrado nesse mesmo continente, e também na África. Já a onça (Panthera tigris), é um animal encontrado na região sul do continente americano. 

As populações dessas espécies, ao longo do tempo, têm decrescendo em relação à quantidade de indivíduos. Os cientistas também afirmam que, ao longo da história da Terra, houve outras espécies bastante semelhantes a essas, mas que não existem mais. 

Veja como seriam algumas delas na imagem indicada a seguir:

http://abesanimals.blogspot.com/2015/09/big-cat-scale.html

(Pantherinae – Prehistoric-fauna – Abe’s Animals)

Agora, responda também no seu caderno:

2. Os leões, onças e tigres atuais têm aspectos em comum que ainda não foram citados. Escreva algumas dessas características.

3. De acordo com o vídeo 1 e as observações feitas no exercício anterior, por que todos os seres vivos são semelhantes entre si e, ao mesmo tempo, existe uma enorme variedade de seres vivos na Terra?

As diferenças que indivíduos da mesma espécie possuem podem ser vantajosas em algumas situações e desvantajosas em outras, de acordo com o ambiente em que estão. Quando essas diferenças apresentam vantagens àqueles indivíduos, eles podem sobreviver, reproduzir e ter filhos com essas  características vantajosas.  

Observe o esquema retirado do texto “Darwin, evolução e seleção natural”, do site “Khan Academy”, em que há ratos claros e escuros, num ambiente escuro, na presença de um predador:

https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/9ff76732528bdd0e7d2f6fdc0498bb14ae039a14.png

(Darwin, Evolução e Seleção Natural – Khan Academy)                         

4. Sobre as imagens que você observou, responda no seu caderno:

a) O que aconteceu com os ratos amarronzados da sequência de desenhos? E o que aconteceu aos ratos escuros?

b) Se o ambiente fosse mais claro, o resultado seria o mesmo? Explique sua resposta, com base no que você compreendeu até aqui.

O vídeo 1, assim como a sequência de desenhos vista por você, aponta que uma característica poderá ser importante ou não, de acordo com o ambiente em que o ser vivo está. A teoria científica que explica tudo isso que você viu é chamada de Teoria da Seleção Natural.

Interessante, não é?!

Caso queira saber mais sobre esse assunto, visite os sites indicados na seção “saiba mais”.

SAIBA MAIS:

Um exemplo de Evolução – borboleta Biston betularia 

http://blogues.publico.pt/borboletasnaweb/2014/07/09/um-exemplo-de-evolucao-borboleta-biston-betularia/

O que é evolução? 

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-que-e-evolucao.htm




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Experiências e Curiosidades 

OBJETO DE CONHECIMENTO 
– Ciências da Natureza
Ideias evolucionistas;Conceito de evolução em linhagens biológicas;Fatores que afetam a evolução das linhagens.
HABILIDADES:                                                                                                                                 
(EF09CI10-A) Definir evolução, identificando as evidências do processo evolutivo: fósseis, anatomia comparada, embriologia comparada e semelhanças bioquímicas.(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.(EF09CI11-A) Explicar a Teoria Sintética da Evolução, destacando os princípios de variabilidade genética