Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 28/09, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Os númerosnos acompanham desde a hora que acordamos até a hora de dormir, não é mesmo?
Ao acordar, por exemplo a primeira coisa que fazemos é olhar no relógio para ver as horas.
Eles estão presentes no número do sapato e da roupa, nos números de telefone, documentos, endereço e principalmente em nossa vida financeira.
Por isso é tão importante conhecê-los bem e nos apropriar do funcionamento do Sistema de Numeração Decimal, podendo assim realizar os cálculos de forma tranquila.
Hoje a Professora Alda nos trouxe uma explicação bem interessante sobre esse assunto. Vamos ver?
“Sistema de Numeração Decimal e Sistema Financeiro: PARTE 1/2” – Canal: Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=wJeydsiZ8hM&feature=youtu.be
O conhecimento do Sistema de Numeração Decimal nos ajuda a manipular e organizar nosso dinheiro e vários outros setores de nossa vida, por isso esse tema é tão relevante.
Vamos aprofundar mais um pouquinho?
Agora que você já entendeu os valor posicional dos algarismos, que os núemeros são agrupados em ordens e em classes, vou te propor um desafio! Anote aí!!
Pense em um número de três ordens, pode ser 284.
Qual é o menor e o maior número que você pode formar?
Interessante esse assunto! Mas…
E aquele número que vem depois da vírgula?
Vamos ouvir o que a Professora Alda tem a nos dizer?
Com as explicações da Professora Alda conseguimos observamos que os décimos, centésimos e milésimos fazem parte da Matemática.
São nomenclaturas utilizadas para designar uma parte pequena de algo, como os números ou as horas, por exemplo.
Apesar de serem pequenas partes, não significa que não sejam importantes.
Ao pensarmos nos preço dos combustíveis, por exemplo, ou em uma corrida decidida por milésimos de segundos.
Ao pagarmos a passagem do ônibus não pode faltar nem um centavo, não é mesmo?
Com essas explicações conseguimos observar também que cada número possui um tipo de classificação e nomenclatura de acordo com a sua posição, que pode ser antes ou depois da vírgula.
Em nosso dia-a-dia utilizamos muito os decimais, principalmente nas compras, na gasolina, nas horas…
Para encerrar essa aula com chave de ouro, convidamos a Raquel Ribeiro, uma menina muito, mas muito talentosa que trouxe sua viola caipira com chocalho de Cascavel.
COMPONENTE | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
Matemática | (EAJAMA0104) Ler, escrever, comparar números naturais. (EAJAMA0109) Compor e decompor número de até três ordens, por meio de diferentes adições. (EAJAMA0119) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. (EAJAMA0133) Reconhecer, relacionar e estabelecer a equivalência entre valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro em diferentes contextos. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º ano
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade