Esta atividade tem por objetivo conhecer como a arte é fruto de uma época e está relacionada aos debates que a sociedade propõe. O renascimento foi um período no qual retomou-se a perspectiva de arte, ciência, filosofia, matemática e cultura da antiguidade, ou seja, as pessoas foram buscar no mundo antigo inspiração para criticar a idade média. Vamos aprender mais sobre a arte e como ela está relacionada ao período histórico que foi construída.
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “O QUE FOI O RENASCIMENTO? (HISTÓRIA ILUSTRADA)”:
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, discuta com sua família alguns conceitos que influenciaram o renascimento cultural e artístico, como o humanismo, o antropocentrismo e o heliocentrismo. Agora, registre em seu caderno esses três conceitos.
Atividade 3
Você ou seus familiares conhecem alguns dos artistas, as ideias ou as obras citadas no vídeo?
Atividade 4
Vocês viram no vídeo que o renascimento surgiu em oposição a Idade média, ou seja, como crítica ao período anterior. Converse com sua família e aponte algumas expressões artísticas que funcionam como crítica na nossa sociedade atualmente. Registre em seu caderno essas críticas.
Atividade 5
Pesquise em jornais impressos ou televisivos, revistas ou na internet entrevistas com artistas que fazem crítica social e procure diferenciar as críticas do artista e as do (a) repórter.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0606) Compreender os contextos históricos de construção dos conceitos de humanismo e renascimento. (EAJAHI0607) Problematizar a concepção teocêntrica e antropocêntrica. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0601) Identificar as marcas das posições do sujeito socioideológico no texto. (EAJALP0606) Realizar a leitura de hiperlinks em textos jornalísticos. (EAJALP0607) Diferenciar propostas editoriais sensacionalistas de propostas investigativas. |