Estamos tão acostumados a usar água no nosso dia a dia que não nos preocupamos com a sua origem. Você sabia que a água possui um ciclo? Graças a esse ciclo, podemos ter água potável. Mas, algumas ações humanas interferem nesse ciclo, podendo colocar em risco a disponibilidade da água potável no planeta.
Nesta atividade, aprenderemos sobre esse ciclo e sobre quais ações humanas contaminam a água. Vamos lá?
Atividade 1:
Assista ao vídeo: “Água?”. Convide sua família para assistir com você.
Atividade 2:
Reflita com seus familiares. Assista ao vídeo novamente, se for necessário.
- Quais são os estados físicos da água apresentados no vídeo?
- Qual a importância da vegetação para a manutenção da água?
Atividade 3:
O vídeo mostra várias ações humanas que prejudicam e contaminam a água do planeta.
Escreva em seu caderno quais são essas ações.
Pense sempre em atitudes que você possa fazer para contribuir com a preservação dos rios e mananciais de água!
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza; |
Geografia | Ciclos naturais e a vida cotidianaIdentificação dos fenômenos naturaisCaracterização dos fenômenos naturaisContextualização e problematização dos fenômenos no dia a dia da sociedade |
Língua Portuguesa | Apropriar-se da escrita alfabética e ortográfica, por meio das práticas de linguagem, visando a função social da língua materna, em uma relação dialógica, da realidade de forma política, social e cultural.Reconhecer a importância de práticas relativas ao estudo e à pesquisa, de forma a possibilitar novas percepções do mundo físico e da realidade social. |
EAJA – 1° Segmento 1ª a 2ª séries – Educação Ambiental e Saúde