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Matemática – Não são iguais, mas são equivalentes

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática  para a 4ª série da Eaja – foi veiculada na TV no dia 09/03/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula falaremos de igualdade,  equivalência e sobre a relação de igualdade entre dois membros, explorando suas propriedades na adição e  subtração.

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

IGUAL?

DIFERENTE?

EQUIVALENTE?

QUER SABER? ENTÃO, ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR, COM A TEMÁTICA: RELAÇÃO DE IGUALDADE EM ENTRE DOIS MEMBROS

VAMOS NESSA?!


Eaja | 4ª Série | Matemática |Relação de Igualdade em entre dois membros| Link: https://www.youtube.com/watch?v=htAXbJilfIQ

OLÁ, OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA! ESTAMOS AQUI HOJE PARA UMA AULA BEM LEGAL. 

VAMOS ESTUDAR HOJE SOBRE A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS. VOCÊ VAI VER QUE É BEM TRANQUILO ESSE TEMA!

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR SOBRE O QUE É IGUALDADE?

NA IMAGEM A SEGUIR TEMOS ALGUNS PARES DE DESENHOS QUE PARECEM SER IGUAIS…

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

TEMOS AÍ 3 PARES DE IMAGENS FACILMENTE IDENTIFICADAS POR IGUAIS. SÃO ELAS:

  • 2 CÍRCULOS,
  • 2 QUADRADOS
  • 2 TRIÂNGULOS EQUILÁTEROS

VEJAMOS AGORA A SEGUNDA IMAGEM:

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

VEJA QUE TEMOS:

  • 1 PAR DE CÉDULAS DE DEZ REAIS
  • 4 CÉDULAS DE CINCO REAIS
  • UMA CÉDULA DE VINTE REAIS

NATURALMENTE AS CÉDULAS DE DEZ SÃO IGUAIS E AS DE CINCO TAMBÉM SÃO IGUAIS ENTRE SI, MAS OS 3 TIPOS DE NOTAS APRESENTADAS SÃO DIFERENTES ENTRE SI, OU SEJA, A DE R$ 20,00 É DIFERENTE DA DE R$ 10,00, QUE SÃO DIFERENTES DAS DE R$ 5,00. 

E O QUE QUEREMOS ENTÃO? DEMONSTRAR QUE EMBORA AS NOTAS SEJAM DIFERENTES, ESTAS NOTAS NAS QUANTIDADES APRESENTADAS SÃO EQUIVALENTES, OU SEJA, EMBORA SEJAM DIFERENTES, DUAS NOTAS DE R$ 10,00 EQUIVALEM A UMA DE R$ 20,00 E 4 NOTAS DE R$ 5,00 TAMBÉM EQUIVALEM A NOTA DE R$ 20,00.

VAMOS APROFUNDAR UM POUQUINHO MAIS SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE:

RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS.

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins LINK/FONTE: / ESFERA: DISPONÍVEL EM HTTPS://CDN.PIXABAY.COM/PHOTO/2013/07/13/09/38/SPHERE-155819_1280.PNG – ACESSADO EM 14/02/2021

VEJA ESTA BALANÇA:

NO PRIMEIRO PRATO DOIS CUBOS E NO SEGUNDO, DUAS ESFERAS.

SÃO PEÇAS DIFERENTES, MAS OBSERVE QUE A BALANÇA ESTÁ EQUILIBRADA, OU SEJA, AMBOS OS PRATOS POSSUEM O MESMO VALOR EM MASSA, O PESO É IGUAL, MAS AS PEÇAS SÃO DIFERENTES.

ENTÃO DIZEMOS QUE HÁ AQUI UMA EQUIVALÊNCIA, O PESO DOS CUBOS É IGUAL AO PESO DAS ESFERAS. 

VAMOS AOS NÚMEROS ENTÃO!

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

VAMOS COMEÇAR PELA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO.  VAMOS VER AQUI 2 + 8 = 10, PORQUE SÃO DUAS UNIDADES MAIS 8 UNIDADES E A SOMA É IGUAL A 10. QUE OUTROS NÚMEROS POSSO SOMAR QUE TAMBÉM VÃO TER RESULTADO IGUAL A 10. EU PENSO AQUI AGORA EM 6 + 4 = 10, OU SEJA, SEIS UNIDADES MAIS QUADRO UNIDADE É IGUAL A DEZ OU  UMA DEZENA. 

VEJA QUE AS DUAS OPERAÇÕES, AQUI NA ESQUERDA EU TENHO O PRIMEIRO MEMBRO E NA DIREITA O SEGUNDO MEMBRO, CHEGAM AO MESMO RESULTADO, MESMO COM NÚMEROS DIFERENTES, OU SEJA ESTAS OPERAÇÕES SÃO EQUIVALENTES, E A ISSO CHAMADOS DE RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS.

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

VEJA OUTRO EXEMPLO:

5 + 3 = 8

QUE OUTROS NÚMEROS PODEMOS USAR PARA TER UM RESULTADO IGUAL A 8?

PODE SER:

7 +1 = 8

ENTÃO 7 +1 = 8, OU SEJA, SÃO OPERAÇÕES EQUIVALENTES, POSSUEM UMA RELAÇÃO DE IGUALMENTE ENTRE SEUS MEMBROS.

SE VOCÊ PENSOU EM OUTROS NÚMEROS, PODE ESTAR CERTO TAMBÉM PORQUE HÁ OUTRAS POSSIBILIDADES. 

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

DO MESMO MODO QUE FIZEMOS NA ADIÇÃO, VAMOS RELEMBRAR AQUI NA OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. 

POR EXEMPLO:

7 – 2 = 5

7 UNIDADES MENOS DUAS UNIDADES, O RESULTADO É CINCO.

QUE OUTROS NÚMEROS POSSO USAR QUE SUBTRAÍDOS TENHO RESULTADO IGUAL A 5?

POR EXEMPLO:

9 – 4 = 5

DA MESMA MANEIRA, VOCÊ PODE PENSAR EM OUTROS NÚMEROS QUE TAMBÉM VAI DAR SUPER CERTO.

AQUI À ESQUERDA, TEMOS O PRIMEIRO MEMBRO E À DIREITA O SEGUNDO MEMBRO. AMBOS OS MEMBROS SÃO EQUIVALENTES PORQUE POSSUEM O MESMO RESULTADO, INDEPENDENTE DOS NÚMEROS USADOS NA SUBTRAÇÃO, DEMONSTRANDO UMA RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS.

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

VEJA OUTROS EXEMPLOS DESSA RELAÇÃO:

10 – 3 = 7

8 -1= 7

VOCÊ PODE PENSAR NOVAMENTE EM OUTROS NÚMEROS POIS SÃO MUITAS AS POSSIBILIDADES.

POR EXEMPLO:

9 2 = 7

11 4 = 7

14 7 = 7

E MUITO MAIS


MESMO OS NÚMEROS DO PRIMEIRO MEMBRO SENDO DIFERENTES DOS NÚMEROS USADOS NO SEGUNDO MEMBRO, ELES APRESENTAM O MESMO RESULTADO, PROVANDO QUE SÃO EQUIVALENTES E SE ENQUADRAM NA RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS.

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

INTUITIVAMENTE AS PESSOAS, ESPECIALMENTE DO NORDESTE DO BRASIL QUE NÃO POSSUEM ÁGUA PRÓXIMO ÀS SUAS CASAS, USAM DESTE ARTIFÍCIO PARA BUSCAREM ÁGUA EM LONGAS DISTÂNCIAS E COLOCAM A MESMA QUANTIDADE DE LÍQUIDO EM AMBOS OS BALDES. 

VEJA QUE MESMO NO SEGUNDO EXEMPLO QUE TEMOS DOIS BALDES DE UM LADO E UM OUTRO BALDE DO OUTRO, PERMANECE A EQUIVALÊNCIA, OU SEJA A RELAÇÃO DE IGUALMENTE ENTRE OS DOIS MEMBROS, OU BALDES DO LADO ESQUERDO E BALDE MAIOR DO LADO DIREITO, MANTENDO-SE O EQUILÍBRIO OBTIDO PELA MESMA QUANTIDADE (ÁGUA), OU MESMO PESO.

AGORA, VAMOS AVANÇAR UM POUCO MAIS.

E SE FOR ADICIONADO NO SEGUNDO MEMBRO UM NÚMERO QUALQUER, SERÁ QUE FICA MANTIDA A EQUIVALÊNCIA?  VAMOS VER!

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

UTILIZANDO O PRIMEIRO EXEMPLO, NO CASO DA ADIÇÃO, ACRESCENTAMOS DUAS UNIDADES NO SEGUNDO MEMBRO:  (6 + 4) + 2, SABEMOS QUE 6 + 4 = 10 E 10 + 2 = 12. NO PRIMEIRO MEMBRO O RESULTADO DE 2 + 8 = 10, ENTÃO, FICA CLARO QUE AO ADICIONAR UM OUTRO NÚMERO EM APENAS EM UM DOS MEMBROS, PERDE-SE A EQUIVALÊNCIA, OU SEJA, O RESULTADO DA ADIÇÃO NO PRIMEIRO MEMBRO É DIFERENTE DO RESULTADO DA ADIÇÃO NO SEGUNDO MEMBRO, VEJA QUE USAMOS  O SINAL MATEMÁTICO QUE INFORMA ESTA DIFERENÇA ( ). 

MAS SE EU ACRESCENTAR AS DUAS UNIDADES TANTO NO PRIMEIRO MEMBRO QUANTO NO SEGUNDO, VAMOS VER COMO FICA:

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

NO PRIMEIRO MEMBRO TEMOS ENTÃO AGORA (2 + 8) + 2, SABEMOS QUE 2+8=10 E 10 + 2 = 12, MANTENDO ASSIM  A EQUIVALÊNCIA COM O RESULTADO DO SEGUNDO MEMBRO QUE TAMBÉM É 12.

DISPONÍVEL EM HTTPS://DIARIODEGOIAS.COM.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2020/03/FEIRA-LIVRE.JPG – (CREATIVE COMMONS) ACESSADO EM 14/02/2021

E ISSO QUE ACONTECE QUANDO VAMOS À FEIRA E ENCONTRAMOS AQUELAS VELHAS BALANÇAS COM DOIS PRATOS E ALGUNS PESOS, COMO NA IMAGEM NO INÍCIO DA NOSSA AULA DE HOJE.  ORA, ORA, ELAS SE BASEIAM NA PROPRIEDADE DE EQUIVALÊNCIA. O CLIENTE ESCOLHE SUA MERCADORIA, E O FEIRANTE COLOCA EM UM PRATO DA BALANÇA E BUSCA O EQUILÍBRIO POR MEIO DE VÁRIOS PESOS, DE UM A CINCO QUILOS OU MAIS E TAMBÉM MENOS, ATÉ PESOS EM GRAMAS PARA TER MAIOR PRECISÃO NO VALOR A SER COBRADO. E GERALMENTE ELE DIZ ASSIM: “__ PEGA MAIS DOIS TOMATES PRA DAR UM QUILO”. NÃO É MESMO!

E SERÁ QUE ISSO VALE TAMBÉM PARA A SUBTRAÇÃO? VAMOS PEGAR O EXEMPLO ANTERIOR:

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

JÁ VIMOS QUE 7 – 2 = 5 (NO PRIMEIRO MEMBRO). ADICIONAMOS DUAS UNIDADES NO SEGUNDO MEMBRO, FICANDO (9 – 4) + 2. ORA, SABEMOS QUE 9 – 4 = 5  E 5 + 2 = 7. FICA AÍ REGISTRADO QUE O RESULTADO DO PRIMEIRO MEMBRO É DIFERENTE DO SEGUNDO MEMBRO.

AGORA, VAMOS TAMBÉM REPETIR O EXEMPLO DA ADIÇÃO ADICIONAR IGUALMENTE MAIS DUAS UNIDADES TAMBÉM NO PRIMEIRO MEMBRO.

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

E VOCÊ PODE PENSAR EM OUTRO NÚMERO DIFERENTE DE 2, E PODE SER ATÉ OPERAÇÕES DIFERENTES TAMBÉM, MULTIPLICAÇÃO OU DIVISÃO.

QUANDO AS PESSOAS, NA ÍNDIA OU NO NOSSO NORDESTE BRASILEIRO VÃO BUSCAR ÁGUA NO POÇO DISTANTE, COLOCAM UM JUGO NOS OMBROS E EQUILIBRAM DOIS BALDES COM A MESMA QUANTIDADE DE ÁGUA. ISSO FACILITA PARA CARREGAR, DANDO EQUILÍBRIO TAMBÉM AO CORPO QUE FAZ FORÇAS IGUAIS DO LADO DIREITO E DO LADO ESQUERDO.

Fonte: Produção autoral_professora Alda Martins

AH, UMA DICA BEM ESPECIAL PARA QUEM USA BOLSA OU MOCHILA. BUSQUEM COLOCAR O MÍNIMO DE PESO POSSÍVEL PORQUE SENÃO VOCÊ PODE CAUSAR DANOS À SUA COLUNA POIS SE VOCÊ TEM O HÁBITO DE CARREGAR A BOLSA OU MOCHILA SÓ DE UM LADO, A EQUIVALÊNCIA NÃO É MANTIDA, OU SEJA, O PESO DA DIREITO NÃO É IGUAL AO DA ESQUERDA OU VICE-VERSA E ISSO PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS À SUA COLUNA VERTEBRAL.

ESPERO QUE TENHA GOSTADO DE NOSSA AULA HOJE.

ENTENDEU TUDO?

ESPERO QUE SIM.

VIMOS QUE A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS ESTÁ MESMO NO NOSSO DIA-A-DIA!!

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental/aula-2-matematica-5o-ano-2o-corte/https://www.youtube.com/watch?v=4N16kmPRsRI   (Khan Academy)

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0410) Compreender que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).