You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – DOPING ESPORTIVO

EDUCAÇÃO FÍSICA – DOPING ESPORTIVO

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Marco Verch Professional Photographer. Flickr. Disponível em: Doping for athletes – Gold medal and doping pills with cap… | Flickr

DOPING ESPORTIVO

O DOPING ESPORTIVO É QUANDO ATLETAS USAM SUBSTÂNCIAS FARMACOLÓGICAS, MÉTODOS OU EQUIPAMENTOS QUE PODEM TURBINAR O DESEMPENHO DELES DE FORMA ARTIFICIAL. PORÉM, ESSAS PRÁTICAS VÃO CONTRA OS PRINCÍPIOS DO JOGO LIMPO, POIS PROPORCIONAM UMA VANTAGEM INJUSTA AOS COMPETIDORES QUE AS UTILIZAM. O DOPING É REGULAMENTADO POR ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS E AGÊNCIAS ANTIDOPING, QUE TRABALHAM PARA GARANTIR UMA COMPETIÇÃO LEAL E PROTEGER A SAÚDE DOS ATLETAS. A LUTA CONTRA A DOPAGEM É FUNDAMENTAL PARA MANTER A EQUIDADE NO ESPORTE E GARANTIR QUE AS VITÓRIAS SEJAM CONQUISTADAS DE MANEIRA JUSTA E ÉTICA.

QUESTÃO 1

DOPING ESPORTIVO É

( A ) TREINAMENTO LONGO E INTENSO ANTES DE COMPETIÇÕES.

( B ) USO DE MEIOS PARA MELHORAR ARTIFICIALMENTE A PERFORMANCE.

( C ) ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA ATLETAS.

( D ) PRÁTICAS DE DESCANSO ANTES DE EVENTOS ESPORTIVOS.

QUESTÃO 2

O DOPING ESPORTIVO É CONSIDERADO INJUSTO POIS

( A ) PRESERVA A INTEGRIDADE DE TODOS OS ATLETAS.

( B ) AUMENTA O CUSTO DOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS.

( C ) PROPORCIONA UMA VANTAGEM DESLEAL AOS COMPETIDORES.

( D ) TORNA OS EVENTOS ESPORTIVOS MENOS EMOCIONANTES.

QUESTÃO 3

NOS CENÁRIOS COMPETITIVOS DO ESPORTE, A TORCIDA E A ADMIRAÇÃO PELOS ATLETAS SÃO DE PROPORÇÕES SIGNIFICATIVAS. ELES SE ELEVAM AO STATUS DE ÍDOLOS E SE TORNAM FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA MUITOS. UM EXEMPLO MARCANTE É O DE LANCE ARMSTRONG, UM ATLETA PROFISSIONAL QUE ENFRENTOU E SUPEROU O CÂNCER, CONQUISTANDO INÚMERAS VITÓRIAS E SENDO ACLAMADO COMO UM DOS MAIORES CICLISTAS DE TODOS OS TEMPOS. NO ENTANTO, ESSA TRAJETÓRIA FOI MANCHADA QUANDO ELE FOI BANIDO DO ESPORTE DEVIDO AO USO DE DOPING FARMACOLÓGICO E SUSPEITAS DE DOPING TECNOLÓGICO, ENVOLVENDO O USO DE PEQUENOS MOTORES EM SUAS BICICLETAS. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A ATITUDE DE ATLETAS QUE RECORREM À DOPAGEM? VOCÊ ACHA QUE DEIXAM DE SER “HERÓIS” E SE TORNAM “VILÕES”?

QUESTÃO 4

OS ANABOLIZANTES SÃO SUBSTÂNCIAS BASTANTE CONHECIDAS E UTILIZADAS NA ATUALIDADE. NO MEIO ESPORTIVO, SÃO MUITO UTILIZADOS PARA MELHORA DE DESEMPENHO. JÁ NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICAS, SÃO MUITO APRECIADOS PELOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO QUE ALMEJAM ESTÉTICA. VOCÊ TEM ALGUM AMIGO OU FAMILIAR NESSA SITUAÇÃO? CASO TENHA, GRAVE UM ÁUDIO NO SEU CELULAR COM TUDO O QUE APRENDEU SOBRE O ASSUNTO E ENCAMINHE A ELE. ANTES DA GRAVAÇÃO, ORGANIZE SUAS IDEIAS, A MENSAGEM QUE QUER PASSAR E QUAL O SEU OBJETIVO. BOM TRABALHO!

QUESTÃO 5

AS ANFETAMINAS SÃO SUBSTÂNCIAS FARMACOLÓGICAS PROIBIDAS NO CONTEXTO ESPORTIVO DURANTE COMPETIÇÕES, UMA VEZ QUE PODEM ARTIFICIALMENTE AUMENTAR A CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA FÍSICA E REDUZIR A SENSAÇÃO DE DOR. ESSAS SUBSTÂNCIAS TAMBÉM SÃO AMPLAMENTE UTILIZADAS POR MOTORISTAS DE CAMINHÃO, POPULARMENTE CONHECIDO COMO “REBITE”, COM O OBJETIVO DE PROLONGAR O ESTADO DE VIGÍLIA E DIMINUIR O TEMPO GASTO NAS VIAGENS. CONTUDO, EM AMBOS OS CASOS, HÁ RISCOS CONSIDERÁVEIS PARA A SAÚDE , SEGURANÇA E VIDA. QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO? ATÉ QUE PONTO VALE ESSE SACRIFÍCIO?

SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE O DOPING NO ESPORTE, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho. Doping no esporte. Disponível em: < (356) Doping no esporte – YouTube >.

AutorJordana Ferreira
Formação Educação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
(EJALP0141) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana.
ReferênciasAQUINO NETO, Francisco Radler. O papel do atleta na sociedade e o controle de dopagem no esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 7, ago. 2001.
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO – COB. Antidoping. Disponível em: <Antidoping | Comitê Olímpico do Brasil (cob.org.br)>. Acessado em 29/03 de 2022.