You are currently viewing Língua Portuguesa: Mãos à Obra com Textos Instrutivos!

Língua Portuguesa: Mãos à Obra com Textos Instrutivos!

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

O Que São Textos Injuntivos Instrucionais?

Você já tentou:

Se sim, com certeza você já leu um texto injuntivo instrucional!

                                                  Mas o que é isso? 
Um texto injuntivo instrucional é aquele que mostra o que fazer e como fazer. Ele serve para ensinar, orientar ou dar instruções

Pode ser:

  • uma receita de bolo,
  •  um manual de brinquedo,
  •  uma regra de jogo 
  • ou até um passo a passo de experiência científica.

Esses textos são escritos com uma linguagem bem direta, usando verbos no modo imperativo, que é aquele jeito de dar comandos ou instruções. Tipo assim:

  • Misture os ingredientes.
  • Recorte com cuidado.
  • Ligue o botão vermelho.

Além disso, eles costumam vir com passos organizados: passo 1, passo 2, passo 3… tudo bem explicadinho, pra ninguém se perder no caminho!

E tem mais! Muitos textos assim usam imagens, desenhos, ícones ou destaques coloridos pra deixar tudo mais fácil de entender. É uma mistura de palavras e recursos visuais — como um time que trabalha junto pra te ajudar a fazer a tarefa certa!

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/y4Kil1MVdoQ

RESPONDA ÀS PERGUNTAS

QUESTÃO 01

Leia o texto:

O principal objetivo desse texto é:

(A) contar como surgiu a pipoca.
(B) ensinar como fazer pipoca.
(C) explicar os tipos de milho que existem.
(D) descrever uma festa com pipoca.

QUESTÃO 02

Leia o texto:

A palavra que mostra que se trata de uma instrução direta é

(A) agora.

(B) faça.

(C) aviãozinho

(D) centro.

QUESTÃO 03

Leia o texto:

Esse texto pode ser classificado como:

(A) poema rimado
(B) texto narrativo
(C) texto de opinião
(D) texto injuntivo 

QUESTÃO 04

Leia o texto:

Se a pessoa falar quando estiver desenhando ela 

(A) ganha um ponto extra e outra jogada.
(B) tem  que sair do jogo imediatamente.
(C) está desrespeitando a regra do jogo.
(D) pode continuar jogando normalmente.

QUESTÃO 05

Se você fosse ensinar um amigo a fazer um lanche diferente, que instruções daria? Escreva o passo a passo como em uma receita.

QUESTÃO 06

Complete os verbos no imperativo (só faltam as vogais)

Use as vogais certas (A, E, I, O, U) para completar os verbos. Todos estão no modo imperativo!


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoCompreensão em leitura:Textos injuntivos instrucionais:situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto, estrutura específica, mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais Identificação da ideia central de textos
Habilidades(EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais, como receitas, manual de instrução, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(EF03LP11-B) Compreender que os textos injuntivos instrucionais apresentam estrutura específica: verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, bem como mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.