ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Como Encontrar Informações em um Texto?
Você já leu um texto e ficou na dúvida sobre o que estava acontecendo? Isso é normal! Mas existem truques de leitura que podem te ajudar a entender melhor. Vamos aprender juntos?
Informações explícitas: o que o texto diz direto!
Essas são as informações que estão escritas claramente no texto. Basta prestar atenção nas palavras e você encontra a resposta.
- Dica 1: Procure por palavras exatas da pergunta.
- Dica 2: Releia os trechos que falam sobre o que foi perguntado
- Dica 3: Use seu dedo ou lápis para acompanhar a leitura e achar a parte certa.
Observe o texto abaixo:
Exemplo:
No texto “O Mistério da Mochila Perdida”, se a pergunta for “Onde Lucas deixou a mochila?”, você pode encontrar no texto:
“E lá estava a mochila, molhada, mas intacta, no mesmo banco…”
Essa é uma informação explícita! Ela está bem clara no texto.
Informações implícitas: o que o texto quer dizer (sem dizer)
Essas são as informações que o texto não fala diretamente, mas que podemos descobrir pensando um pouquinho e prestando atenção nas pistas.


Lembre-se!
Ler com atenção e fazer essas perguntas na cabeça vai te ajudar a entender melhor qualquer texto!
Assista a videoaula sobre este assunto
RESPONDA ÀS PERGUNTAS
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Imagem criada no canva.com
QUESTÃO 01
Leia o trecho:
“Era uma segunda-feira chuvosa quando Lucas chegou atrasado na escola.”
De acordo com o texto, no dia em que Lucas chegou atrasado na escola, o tempo estava
(A) com ventania.
(B) muito ensolarado.
(C) muitíssimo chuvoso.
(D) com muita neve.
QUESTÃO 02
No trecho:
“Durante a aula, ele só percebeu que estava sem o material quando a professora pediu para todos pegarem seus cadernos de português.”
Lucas percebeu que estava sem a mochila
(A) ao chegar na porta da escola.
(B) enquanto brincava hora do recreio.
(C) logo que estava a caminho de casa.
(D) quando a professora pediu o caderno.
QUESTÃO 03
Leia o trecho:
“E lá estava a mochila, molhada, mas intacta, no mesmo banco onde ele havia se sentado para amarrar o cadarço.”
Onde Lucas esqueceu sua mochila, segundo o texto?
A) No corredor da escola.
B) Na sala de aula.
C) No banco da entrada.
D) No recreio.
QUESTÃO 04
Leia as frases e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
(A) ( ) Lucas chegou cedo à escola em uma segunda-feira ensolarada.
(B) ( ) Ele percebeu que estava sem mochila quando precisou pegar o caderno.
(C) ( ) A professora gritou com ele porque perdeu a mochila.
(D) ( ) A mochila foi encontrada no banco da entrada da escola.
(E) ( ) A mochila foi levada por outro aluno.
QUESTÃO 05
Encontre no texto as palavras que respondem às perguntas abaixo:
(A) Em que dia da semana a história aconteceu? ___________________
(B) Quem acompanhou Lucas para procurar a mochila? ___________________
(C) Onde a mochila foi encontrada? ___________________
(D) Qual foi a reação de Lucas ao encontrar a mochila? ___________________
(E) O que a professora disse no final da história? ___________________
QUESTÃO 06
Agora é a sua vez! Conte uma vez em que você perdeu algo e depois encontrou. Onde estava? Como se sentiu?
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D2 – Localizar informações explícitas em um texto. |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Estratégias de leitura: Estratégias de leitura: antecipação, seleção, Levantamento de hipóteses, inferência e verificação Localização de informações explícitas e implícitas em textos |
Habilidades | (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |