You are currently viewing Língua Portuguesa: Lendo com Atenção e Curiosidade

Língua Portuguesa: Lendo com Atenção e Curiosidade

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Como Encontrar Informações em um Texto?

Você já leu um texto e ficou na dúvida sobre o que estava acontecendo?  Isso é normal! Mas existem truques de leitura que podem te ajudar a entender melhor. Vamos aprender juntos? 

 Informações explícitas: o que o texto diz direto!

Essas são as informações que estão escritas claramente no texto. Basta prestar atenção nas palavras e você encontra a resposta.

  •  Dica 1: Procure por palavras exatas da pergunta.
  •   Dica 2: Releia os trechos que falam sobre o que foi perguntado
  • Dica 3: Use seu dedo ou lápis para acompanhar a leitura e achar a parte certa.

Observe o texto abaixo:

Exemplo:
No texto “O Mistério da Mochila Perdida”, se a pergunta for “Onde Lucas deixou a mochila?”, você pode encontrar no texto:
“E lá estava a mochila, molhada, mas intacta, no mesmo banco…”

Essa é uma informação explícita! Ela está bem clara no texto.

Informações implícitas: o que o texto quer dizer (sem dizer)

Essas são as informações que o texto não fala diretamente, mas que podemos descobrir pensando um pouquinho e prestando atenção nas pistas.

 Lembre-se!

Ler com atenção e fazer essas perguntas na cabeça vai te ajudar a entender melhor qualquer texto!

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/OId9y44U2xU

RESPONDA ÀS PERGUNTAS

Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

Imagem criada no canva.com

QUESTÃO 01

Leia o trecho:

“Era uma segunda-feira chuvosa quando Lucas chegou atrasado na escola.”

De acordo com o texto, no dia em que Lucas chegou atrasado na escola, o tempo estava 

(A) com ventania.
(B) muito ensolarado.
(C) muitíssimo chuvoso.
(D) com muita neve.

QUESTÃO 02

No trecho:

“Durante a aula, ele só percebeu que estava sem o material quando a professora pediu para todos pegarem seus cadernos de português.”

Lucas percebeu que estava sem a mochila

(A) ao chegar na porta da escola.
(B) enquanto brincava hora do recreio.
(C) logo que estava a caminho de casa.
(D) quando a professora pediu o caderno. 

QUESTÃO 03

Leia o trecho:

“E lá estava a mochila, molhada, mas intacta, no mesmo banco onde ele havia se sentado para amarrar o cadarço.”

Onde Lucas esqueceu sua mochila, segundo o texto?

A) No corredor da escola.
B) Na sala de aula.
C) No banco da entrada.

 D) No recreio.

QUESTÃO 04

Leia as frases e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

(A) (  ) Lucas chegou cedo à escola em uma segunda-feira ensolarada.

(B) (  ) Ele percebeu que estava sem mochila quando precisou pegar o caderno.

(C) (  ) A professora gritou com ele porque perdeu a mochila.

(D) (  ) A mochila foi encontrada no banco da entrada da escola.

(E) (  ) A mochila foi levada por outro aluno.

QUESTÃO 05

Encontre no texto as palavras que respondem às perguntas abaixo:

(A) Em que dia da semana a história aconteceu?  ___________________

(B) Quem acompanhou Lucas para procurar a mochila?  ___________________

(C) Onde a mochila foi encontrada?  ___________________

(D) Qual foi a reação de Lucas ao encontrar a mochila? ___________________

(E) O que a professora disse no final da história?  ___________________

QUESTÃO 06

Agora é a sua vez! Conte uma vez em que você perdeu algo e depois encontrou. Onde estava? Como se sentiu?


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD2 – Localizar informações explícitas em um texto.
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoEstratégias de leitura: Estratégias de leitura: antecipação, seleção, Levantamento de hipóteses, inferência e verificação Localização de informações explícitas e implícitas em textos
Habilidades(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.
CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  Acesso em: 19/02/2025.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.