Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O Tempo e a História – O Que Fica e O Que Muda?
Olá estudante!
Imagine que você fará uma viagem ao passado, o que ainda existiria? E o que seria totalmente diferente?

Por que algumas coisas continuam iguais e outras se transformam?
Será que algo que usamos hoje será diferente no futuro?
O tempo e a História:
A história da humanidade é marcada por mudanças e permanências. Ao longo do tempo, os seres humanos transformaram sua forma de viver, inventaram novas tecnologias e modificaram a maneira como se organizam em sociedade. No entanto, algumas tradições, costumes e necessidades continuam as mesmas, mesmo depois de muitos anos.
O que mudou?
Muitas transformações aconteceram ao longo da história, impulsionadas pelo avanço da ciência, da tecnologia e das interações entre diferentes povos. Alguns exemplos são:

O que permaneceu?
Mesmo com tantas mudanças, algumas coisas continuam essenciais para a vida humana:
- A necessidade de moradia – Mesmo com diferentes tipos de construções, todos precisam de um lugar seguro para viver.
- A alimentação – Os ingredientes e as formas de preparo evoluíram, mas a necessidade de se alimentar e a tradição de comer em família continuam importantes.
- A convivência em sociedade – Desde os tempos mais antigos, os seres humanos vivem em grupos, criam laços e estabelecem regras para organizar a vida em comunidade.
- A cultura e as tradições – Danças, músicas, festas e costumes passam de geração em geração, mantendo vivas as identidades dos povos.
O ritmo das mudanças:
Nem todas as transformações acontecem ao mesmo tempo. Algumas mudanças são rápidas, como as tecnologias e as tendências da moda, que se renovam a cada ano. Outras, como os costumes e hábitos de um povo, demoram séculos para se modificar.
Compreender as mudanças e permanências ao longo do tempo nos ajuda a valorizar a história e a perceber como o passado influencia o presente e o futuro. Afinal, tudo o que vivemos hoje faz parte de um grande processo de transformação!
Assista ao vídeo sobre: O Tempo e a História – O Que Fica e O Que Muda?
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Imagine que você viajou no tempo de 100 anos atrás. Responda:
A) Como seriam as casas dessa época? Eram parecidas com as de hoje?
B) Quais meios de transporte as pessoas usavam?
C) Havia internet e televisão?
D) O que você acha que mudou e o que continua igual?
QUESTÃO 2
Observe os aspectos abaixo e escreva um exemplo do que mudou e do que permaneceu ao longo do tempo:
Moradia, Transporte e Alimentação
O que mudou? | |
O que permaneceu? |
Hábitos Culturais
O que mudou? | |
O que permaneceu? |
QUESTÃO 3
As transformações ao longo do tempo aconteceram devido

QUESTÃO 4
Conhecer as transformações ao longo do tempo possibilita

Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | “O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive. |
Habilidades: | (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI02-B) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo e os marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) que influenciaram a trajetória dos grupos humanos. (EF04HI03-A) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes, algumas mais rápidas (tecnologia, moda, etc.) e outras mais lentas ( hábitos e costumes), dando impressão de que estão paradas no tempo e, por isso, consideradas muitas vezes como “permanências”. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 3º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |