Papel do Diretor
Neste bloco, vamos avaliar qual é o papel do diretor de maneira geral e como ele influencia a escola.
Na sua opinião, quais são as principais atribuições do diretor da unidade educacional?
O que você acredita que não pode faltar na atuação do diretor para que a unidade educacional seja um espaço de aprendizagem e inclusão?
A partir de agora, serão apresentadas algumas afirmações sobre o papel do diretor. Para cada afirmação, indique o seu grau de concordância de acordo com a descrição abaixo:
1 – Discordo totalmente
2 – Discordo parcialmente
3 – Nem concordo nem discordo
4 – Concordo parcialmente
5 – Concordo totalmente
Selecione a seguir as 5 atribuições que você considera essenciais na atuaçãodo diretor da unidade educacional:
Marque todas que se aplicam.
Elaborar diagnósticos situacionais a partir da identificação de desafios (evasão, baixo desempenho) e oportunidades (tendências pedagógicas, tecnológicas), e monitorar as políticas e planos educacionais em nível municipal, estadual e federal para orientar o planejamento estratégico da unidade educacional em que atua.
Conduzir, de forma participativa, a definição de uma visão de futuro, de valores institucionais e de metas educacionais que expressem altas expectativas para todas as crianças e estudantes, promovendo coesão e mobilização da comunidade educacional.
Desenvolver o Plano de Gestão como instrumento articulador das ações da unidade educacional, garantindo sua coerência com o Projeto Político-Pedagógico e com as diretrizes da Rede, assegurando o monitoramento, a avaliação contínua e os ajustes necessários.
Promover o uso sistemático de dados educacionais, avaliações internas e externas e indicadores de desempenho para definir prioridades, monitorar avanços e embasar estratégias que visem à melhoria da aprendizagem.
Fortalecer a unidade educacional como espaço de formação contínua, estimulando a aprendizagem colaborativa entre os profissionais, incentivando o protagonismo docente e articulando processos formativos às metas pedagógicas da unidade educacional.
Elaborar análises de risco e desenvolver planos de contingência para antecipar possíveis problemas e estruturar respostas preventivas e corretivas na unidade educacional.
Planejar, executar, monitorar e avaliar os processos pedagógicos da unidade educacional, com foco na aprendizagem das crianças e estudantes, assegurando coerência com o PPP, o currículo e os resultados educacionais, e promovendo o desenvolvimento integral com equidade.
Mobilizar a equipe educacional em torno de uma visão clara e compartilhada de aprendizagem, promovendo um clima de altas expectativas, equidade e inovação.
Desenvolver a equipe pedagógica por meio de formações contínuas, acompanhamento personalizado e promoção da cultura colaborativa.
Planejar, executar, monitorar e prestar contas do orçamento da unidade educacional de forma transparente, participativa e estratégica, alinhada às diretrizes da administração pública e às necessidades pedagógicas da unidade educacional.
Organizar e supervisionar os processos administrativos e documentais da unidade educacional, assegurando a legalidade, a inclusão, a informatização e o alinhamento com os objetivos educacionais da rede.
Zelar pela conservação, acessibilidade, segurança e uso pedagógico da infraestrutura educacional, promovendo ambientes adequados ao ensino, à aprendizagem e ao bem-estar de todos.
Planejar, organizar, monitorar e avaliar os serviços de apoio educacional (merenda, transporte, limpeza), assegurando sua qualidade, regularidade e adequação às necessidades da comunidade educacional.
Desenvolver e manter canais de comunicação interna claros, transparentes e que favoreçam o fluxo mútuo de informações, promovendo o diálogo aberto, a escuta ativa e a participação colaborativa da equipe educacional.
Gerir a equipe educacional com responsabilidade, escuta e justiça, distribuindo funções com clareza, promovendo um ambiente de trabalho respeitoso, motivador e colaborativo.
Promover um ambiente educacional seguro, plural, acolhedor e livre de preconceitos, por meio de práticas que valorizem a escuta, o respeito mútuo, a mediação de conflitos e o bem-estar coletivo.
Planejar e implementar, em parceria com a SME, ações formativas contínuas e contextualizadas, que desenvolvam competências técnicas e socioemocionais da equipe, com foco na melhoria da qualidade da educação.
Fomentar a participação ativa e qualificada de estudantes, famílias e demais membros da comunidade educacional nos processos decisórios e nos projetos da escola.