ATENÇÃO! Após inscrição para o Simpósio, cada participante deverá se inscrever e participar de dois workshops distintos, além das palestras de abertura e encerramento para a obtenção do certificado. |
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar, isto é fato. Por isso, novos desafios são apresentados aos educadores constantemente, o que torna urgente aos educadores reflexões e práticas quanto ao uso de tais tecnologias no processo de mediação pedagógica, visando contribuir com a aprendizagem dos educandos. É fundamental que o educador compreenda o processo de mediação pedagógica com o uso das tecnologias digitais, de forma que possibilite a compreensão sobre como ocorre a construção do conhecimento do educando no contexto escolar. A mediação pedagógica ocorre no contexto educacional com ou sem o uso de tecnologias, não sendo necessária a utilização de ferramentas específicas para que tal mediação aconteça. Independente do uso de qualquer tecnologia, o educador precisa se colocar na posição de mediador desse processo pedagógico, mas, são notáveis as contribuições que tais recursos tecnológicos podem trazer para a prática pedagógica, dado o interesse dos educandos por seu uso.
Para que a mediação pedagógica ocorra de maneira efetiva no processo de ensino e aprendizagem, é necessário que o educando esteja no centro desse processo e que haja um trabalho colaborativo entre a escola, os professores, os alunos e a comunidade escolar. Nesse sentido, o professor precisa desenvolver práticas planejadas que possibilitem a construção de conhecimento por meio do uso das tecnologias, em situações que favoreçam uma reflexão individual sobre o mundo no qual o indivíduo está inserido. Contudo, pode-se perceber que as tecnologias sozinhas não conseguem garantir o processo de ensino e aprendizagem. A maneira que o educador utiliza e integra esses recursos é que poderá provocar inovações, contribuindo assim para o desenvolvimento do referido processo. As tecnologias podem trazer novas possibilidades, recursos dinâmicos e interessantes que despertem a atenção, a curiosidade e o interesse pelo conhecimento, desde que o educador faça uma análise dos recursos disponibilizados e perceba como eles poderão contribuir para se alcançar os objetivos esperados.
Para o educador, um dos grandes desafios é motivar os educandos a continuar aprendendo, mesmo quando não estiverem mais em uma sala de aula física. E é nesse sentido que a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GERTEC) / Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) propõe a realização da 8ª Edição do Simpósio de Educação e Tecnologia, tendo como temática “Inovação e Mediação Pedagógica”, com o objetivo de ampliar a discussão e a reflexão referentes a esse assunto. O evento já se configura como um marco para orientação e reafirmação de políticas de formação dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), com o intuito de promover e oportunizar discussões e reflexões sobre o uso das TDIC. Juntamente com o VIII Simpósio de Educação e Tecnologia serão realizadas também a VI Mostra Pedagógica de Educação e Tecnologia, como forma de demonstrar práticas desenvolvidas pelas instituições educacionais dessa Rede.
PÚBLICO-ALVO:
Professores, Coordenadores, Diretores e Apoios Técnico Professor da Rede Municipal de Educação.
TEATRO PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO |
ÁREA I PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO |
Cada participante deverá se inscrever e participar de dois minicursos distintos, além das palestras de abertura e encerramento para a obtenção do certificado.
Período de Inscrições
05/09/2019 à 27/09/2019
Data e horário de realização
Local de realização
TEATRO PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO |
ÁREA I PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO |
Gerência de Tecnologia Educacional / Núcleo de Tecnologia Educacional
Telefone: 62 3524-1721
E-mail: ntemgyn@gmail.com