ATENÇÃO! Após inscrição para o Simpósio, cada participante deverá se inscrever e participar de dois workshops distintos, além das palestras de abertura e encerramento para a obtenção do certificado.

 

                 As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar, isto é fato. Por isso, novos desafios são apresentados aos educadores constantemente, o que torna urgente aos educadores reflexões e práticas quanto ao uso de tais tecnologias no processo de mediação pedagógica, visando contribuir com a aprendizagem dos educandos. É fundamental que o educador compreenda o processo de mediação pedagógica com o uso das tecnologias digitais, de forma que possibilite a compreensão sobre como ocorre a construção do conhecimento do educando no contexto escolar. A mediação pedagógica ocorre no contexto educacional com ou sem o uso de tecnologias, não sendo necessária a utilização de ferramentas específicas para que tal mediação aconteça. Independente do uso de qualquer tecnologia, o educador precisa se colocar na posição de mediador desse processo pedagógico, mas, são notáveis as contribuições que tais recursos tecnológicos podem trazer para a prática pedagógica, dado o interesse dos educandos por seu uso.  

                  Para que a mediação pedagógica ocorra de maneira efetiva no processo de ensino e aprendizagem, é necessário que o educando esteja no centro desse processo e que haja um trabalho colaborativo entre a escola, os professores, os alunos e a comunidade escolar. Nesse sentido, o professor precisa desenvolver práticas planejadas que possibilitem a construção de conhecimento por meio do uso das tecnologias, em situações que favoreçam uma reflexão individual sobre o mundo no qual o indivíduo está inserido. Contudo, pode-se perceber que as tecnologias sozinhas não conseguem garantir o processo de ensino e aprendizagem. A maneira que o educador utiliza e integra esses recursos é que poderá provocar inovações, contribuindo assim para o desenvolvimento do referido processo. As tecnologias podem trazer novas possibilidades, recursos dinâmicos e interessantes que despertem a atenção, a curiosidade e o interesse pelo conhecimento, desde que o educador faça uma análise dos recursos disponibilizados e perceba como eles poderão contribuir para se alcançar os objetivos esperados. 

                   Para o educador, um dos grandes desafios é motivar os educandos a continuar aprendendo, mesmo quando não estiverem mais em uma sala de aula física. E é nesse sentido que a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GERTEC) / Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) propõe a realização da 8ª Edição do Simpósio de Educação e Tecnologia, tendo como temática “Inovação e Mediação Pedagógica”, com o objetivo de ampliar a discussão e a reflexão referentes a esse assunto. O evento já se configura como um marco para orientação e reafirmação de políticas de formação dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), com o intuito de promover e oportunizar discussões e reflexões sobre o uso das TDIC. Juntamente com o VIII Simpósio de Educação e Tecnologia serão realizadas também a VI Mostra Pedagógica de Educação e Tecnologia, como forma de demonstrar práticas desenvolvidas pelas instituições educacionais dessa Rede.

PÚBLICO-ALVO: 

Professores, Coordenadores, Diretores e Apoios Técnico Professor da Rede Municipal de Educação.

 

TEATRO PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO
       
 

   
QR CODE LOCALIZAÇÃO

ÁREA I PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO
        
  

   
QR CODE LOCALIZAÇÃO


       
      Cada participante deverá se inscrever e participar de dois minicursos distintos, além das palestras de abertura e encerramento para a obtenção do certificado. 

Período de Inscrições

05/09/2019  à  27/09/2019

Data e horário de realização 

  • O VIII Simpósio de Educação e Tecnologia será realizado no dia 01 de outubro, das 18h às 21h30min, no dia 02 de outubro, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min e no dia 03 de outubro, das 7h30min às 11h30min.

 

Local de realização       

  • As Conferências/Palestras serão realizadas no Teatro PUC Goiás, situado na avenida Fued José Sebba Qd. A 16 Nº 1184 Jardim Goiás. Fone: 3946-3036.

  • Os Workshops serão realizados em 12 salas na Área I, da PUC Goiás situada na 5ª Avenida, Setor Universitário (próximo a praça Universitária).
TEATRO PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO
       
 

   
QR CODE LOCALIZAÇÃO

ÁREA I PUC GOIÁS LOCALIZAÇÃO
        
  

   
QR CODE LOCALIZAÇÃO

Início das Inscrições: 05/09/2019
Fim das Inscrições: 01/10/2019
Atenção! Antes de se increver em qualquer evento você deve cadastrar seu usuário e senha através do link "Primeiro Acesso?" ou clicando aqui.
Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.
Nome COMPLETO *

CPF *

Senha *

Confirmação de senha *

E-mail *

Confirmação de E-mail *

CPF *

Gerência de Tecnologia Educacional / Núcleo de Tecnologia Educacional

Telefone: 62 3524-1721

E-mail: ntemgyn@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

Atenção! Para acessar os certificados é necessário fazer login.



©copyright GERTEC - Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional.