You are currently viewing Língua Portuguesa e Arte – Turma da Mônica e o coronavírus

Língua Portuguesa e Arte – Turma da Mônica e o coronavírus

Hoje vamos aprender de forma divertida com a Turma da
Mônica sobre a prevenção do coronavírus e o como
produzir uma história em quadrinhos.

ATIVIDADE 1

Veja o vídeo “História em quadrinhos”:

História em quadrinhos – HQs – Canal 5º ano na quarentena – YouTube

Descobrimos que as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que apresenta uma sequência de desenhos feitos em quadros que juntos contam uma história verbal ou não verbal). Sabemos também que a linguagem
dos quadrinhos tem características próprias de contar suas histórias, diferente do cinema, do teatro ou da literatura. Você sabe o que é a linguagem verbal e não verbal? Quais são as características da linguagem verbal e não verbal? Como as histórias em quadrinhos são representadas?

ATIVIDADE 2

Agora chegou a hora de conhecer um cantinho muito especial onde os gibis mais conhecidos do nosso país são criados. Você sabe de quais gibis estamos falando? É claro que só poderia ser os da Turma da Mônica!!!! Assista ao vídeo com atenção e chame sua família para conhecer também esse cantinho especial. Basta clicar no link e embarcar nesse passeio:

Por dentro dos estúdios: Mauricio de Sousa – Canal Pais&Filhos TV – YouTube

ATIVIDADE 3

Vamos ler uma história em quadrinhos “ Turma da Mônica –
Orientações sobre o coronavírus”:

PCORONAVÍRUS – TURMA DA MÔNICA – Canal Central Gibis – YouTube

ATIVIDADE 4

Agora que você fez a leitura, em seu caderno crie uma história em quadrinhos, com três ou quatro quadrinhos com recomendações sobre “como se prevenir contra o coronavírus.

Saiba Mais | Referências:

COMO FAZER TIRINHAS – Diogo Camargo – Canal Diogo – YouTube
Faça a sua própria história em quadrinhosCLIQUE AQUI

Juca Machuca contra o vírus – varal de histórias

Juca Machuca contra o vírus – Varal de Histórias – Canal Varal de Histórias – YouTube
Componente
curricular
LÍNGUA PORTUGUESA/ARTES
Objeto de
Conhecimento 1
Gênero História em quadrinhos;
Leitura: linguagem verbal (escrita) e linguagem não
verbal (imagens); onomatopeias;
Aprendendo com os HQs sobre o coronavírus;
Componente
curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades(EF67LP28-B) Ler e compreender lendas goianas e
indígenas, narrativas de aventura, crônicas,
autobiografias, historias em quadrinhos, levando em conta
suportes e características.
(EF67LP30-A) Criar narrativas ficcionais, tais como contos
populares, contos de mistério, narrativas de enigma,
crônicas, histórias em quadrinhos, entre outros, que
utilizem os recursos sonoros, cenários e personagens
realistas ou de fantasia.
Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia
3
(EF67LP30-B) Observar os elementos da estrutura
narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo,
personagens, tempo, espaço e narrador.
(EF67LP30-C) Utilizar tempos verbais adequados à
narração de fatos passados, empregando conhecimentos
sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de
inserir os discursos direto e indireto.
Objeto de
conhecimento 2
Produção de história em quadrinhos.
Componente
curricular:
ARTES
Habilidades(GO-EF06AR04A) Distinguir, explorar e empregar
diferentes formas de expressão artística existentes, tais
como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, sines,
memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações,
vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções
artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de
materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais
e não convencionais. Compreender os processos de
criação artística bem como suas possibilidades distintas
na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados
com a poética pessoal.
(GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e
recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia,
softwares, nos processos de criação e interação artística,
estabelecendo relações e diálogos contextualizados,
aproximando realidades distintas.
Proponentes/
Professores:
Alessandra mendes de Freitas
Hilda Rodrigues da Costa
Odenê Sodré Pereira Cândido
Instituição
Educacional:
Escola Municipal Honestino Monteiro Guimarães
CRE:Jarbas Jayme

Ciclo da Adolescência – Turma H (6º ano) – Educação Ambiental e Saúde