Hoje vamos aprender de forma divertida com a Turma da
Mônica sobre a prevenção do coronavírus e o como
produzir uma história em quadrinhos.
ATIVIDADE 1
Veja o vídeo “História em quadrinhos”:
Descobrimos que as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que apresenta uma sequência de desenhos feitos em quadros que juntos contam uma história verbal ou não verbal). Sabemos também que a linguagem
dos quadrinhos tem características próprias de contar suas histórias, diferente do cinema, do teatro ou da literatura. Você sabe o que é a linguagem verbal e não verbal? Quais são as características da linguagem verbal e não verbal? Como as histórias em quadrinhos são representadas?
ATIVIDADE 2
Agora chegou a hora de conhecer um cantinho muito especial onde os gibis mais conhecidos do nosso país são criados. Você sabe de quais gibis estamos falando? É claro que só poderia ser os da Turma da Mônica!!!! Assista ao vídeo com atenção e chame sua família para conhecer também esse cantinho especial. Basta clicar no link e embarcar nesse passeio:
ATIVIDADE 3
Vamos ler uma história em quadrinhos “ Turma da Mônica –
Orientações sobre o coronavírus”:
ATIVIDADE 4
Agora que você fez a leitura, em seu caderno crie uma história em quadrinhos, com três ou quatro quadrinhos com recomendações sobre “como se prevenir contra o coronavírus.
Saiba Mais | Referências:
Faça a sua própria história em quadrinhos → | CLIQUE AQUI |
Juca Machuca contra o vírus – varal de histórias
Componente curricular | LÍNGUA PORTUGUESA/ARTES |
Objeto de Conhecimento 1 | Gênero História em quadrinhos; Leitura: linguagem verbal (escrita) e linguagem não verbal (imagens); onomatopeias; Aprendendo com os HQs sobre o coronavírus; |
Componente curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades | (EF67LP28-B) Ler e compreender lendas goianas e indígenas, narrativas de aventura, crônicas, autobiografias, historias em quadrinhos, levando em conta suportes e características. (EF67LP30-A) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de mistério, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, entre outros, que utilizem os recursos sonoros, cenários e personagens realistas ou de fantasia. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia 3 (EF67LP30-B) Observar os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. (EF67LP30-C) Utilizar tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto. |
Objeto de conhecimento 2 | Produção de história em quadrinhos. |
Componente curricular: | ARTES |
Habilidades | (GO-EF06AR04A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, sines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal. (GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Proponentes/ Professores: | Alessandra mendes de Freitas Hilda Rodrigues da Costa Odenê Sodré Pereira Cândido |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Honestino Monteiro Guimarães |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ciclo da Adolescência – Turma H (6º ano) – Educação Ambiental e Saúde