You are currently viewing Ciências da Natureza e Geografia – Tipos de energia e o consumo consciente

Ciências da Natureza e Geografia – Tipos de energia e o consumo consciente

Graças aos vários tipos de energia que existem, você e tudo o que há no universo é capaz de se movimentar e/ou realizar algum tipo de trabalho, já que está em todos os corpos e lugares. Para entender e aprender sobre esse assunto, assista ao vídeo:

Fonte: YouTube. O que é a energia? – Tipos de energia para crianças – Energias renováveis e não renováveis. Canal: Smile and Learn

“O que é energia? – Tipos de energia para crianças – Energias renováveis e não renováveis’’ – Canal Smile and Learn – Português

Você já parou para pensar como seria a sua vida e a sua rotina se não existissem as fontes de energia? Você conhece todos os tipos de energia e como ela se transforma?

Chegou o momento de exercitar o que aprendeu. Resolva as questões abaixo com atenção. Assista ao vídeo indicado acima quantas vezes precisar…

I) Durante a exibição do vídeo, foi explicado que a energia se TRANSFORMA, se TRANSFERE, se TRANSPORTA e pode ser ARMAZENADA! Isso pode ser facilmente comprovado por você e nem precisa sair da sua casa. Realize as experiências abaixo e observe os resultados.

*O que acontece quando você aperta o interruptor da sala ou acende uma vela, por estar escuro?

*A bateria do seu celular acaba. O que você faz? O que acontece em seguida?

*Quando se sente fraco(a) e tem dificuldades para executar uma tarefa, o que você deverá fazer para obter a energia necessária?

Em seu caderno, relate os resultados de suas experiências, mencionando todas as etapas pelas quais a energia passa, o que gera comodidade e conforto para você e toda a sua família.

(II) Proponha uma discussão com seus familiares sobre o consumo de energia de vocês, considerando os seguintes pontos: há desperdício de energia elétrica? O consumo de energia pela família teve um aumento considerável durante o isolamento social? Todos já se organizaram, na tentativa de reduzirem o consumo de energia, conscientes da importância de medidas que economizem todas as fontes de energia? De acordo com o consumo de vocês, elaborem novas estratégias que diminuam o consumo excedente de energia elétrica em sua casa, o que ajudará o meio ambiente, que vem sofrendo graves impactos ambientais devido ao consumo desmedido de energia e a construção de novas usinas hidrelétricas para abastecer as cidades e áreas rurais! Para ajudar nessa questão, assistam ao vídeo ‘’Momento Ambiental Energia’’:

Fonte: YouTube. Momento ambiental Energia. Canal: Momento Ambiental

(III) O Brasil abriga 3 das maiores hidrelétricas do mundo, o que alterou as paisagens naturais, provocando prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e às famílias atingidas; mas, segundo alguns pesquisadores, não há uma fonte de energia totalmente ‘’limpa’’, já que todas levam à perdas ambientais e sociais. Leia o artigo abaixo:

“Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica?’’- Revista Super Interessante

Produza um texto argumentativo sobre os impactos ambientais gerados em função da construção de usinas geradoras de energia, enfatizando os prejuízos consideráveis causados ao meio ambiente e às pessoas que foram desabrigadas e/ou vítimas de desastres, como o rompimento de barragens de usinas hidrelétricas, que mudaram por completo as paisagens e as vidas dos moradores dessas regiões! Não se esqueça de dar um título à sua produção, que deverá ter: introdução, desenvolvimento e conclusão.

(IV) Observe as figuras abaixo e identifique os tipos de energia representadas e como são originadas. Para responder essa questão, assista ao vídeo:

Fonte: YouTube. “Videoaula: Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis/ Quer que Desenhe?’’ – Canal Descomplica

Registre as respostas em seu caderno, identificando quais delas são:

*Renováveis: ________________________________________________

*Não Renováveis: ____________________________________________

PARA SABER MAIS:

Fonte: YouTube. “Videoaula: As 5 maiores hidrelétricas do mundo (e a primeira não é no Brasil) – Top Five’’- Canal Engehall Elétrica

Fonte: YouTube. “Vídeo: Energia Sustentável para Todos’’ – Canal: United Nations Development Programme (UNDP)

Fonte: YouTube. “Reportagem: Conheça a Energia Eólica no mundo e no Brasil”- Jornal Nacional – Canal: EcoSolar Energias Renováveis
HABILIDADES:(EF08CI01-A/B/C) Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, bem como tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades ao longo da história, demonstrando a matriz energética do Estado de Goiás.(EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.(EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve.