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Geografia – América e África: Dominação europeia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Ainda que distantes fisicamente, a história de ocupação do continente americano pelos europeus passa pela exploração de pessoas escravizadas e de origem africana, que resultou na miscigenação e contribuiu para formação populacional e cultural da América.

África – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/caverna-gruta-rochas-natureza-luz-1909324/

Questão 01

Consciência negra – Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/goiania-promove-a-semana-da-consciencia-negra-2021/

Aproximadamente 4,5 milhões de africanos foram escravizados no Brasil entre 1550 e 1888. É possível afirmar que com o fim da escravidão os negros foram incluídos em nossa sociedade e passaram a usufruir dos mesmo direitos das pessoas brancas?

Questão 02

Observe a imagem e responda:

Brasil e África – Fonte: https://medium.com

a) Qual relação podemos estabelecer entre Brasil e África no período de 1500 a 1880?

b) Aponte elementos da cultura brasileira que foram influenciados pelos povos africanos.


QUESTÃO 03

Colonização europeia – Fonte: Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 67.

Quais nações europeias colonizaram o continente americano? Aponte países americanos que utilizaram mão de obra escrava de negros africanos durante a colonização.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 15 – América e África: Dominação europeia – 8º Ano”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=WwrZA_otaqA>. Acesso em: 20, out. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/


Habilidade:(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
___________. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
ALMEIDA, M. Z. C. M; PEREIRA, N. C; SANTOS, R. C. A população negra na capitania de Goyazes entre 1500 a 1800. Disponível em:<https://www.anais.ueg.br/index.php/semanahistoriacoracoralina/article/download/13202/9740/>. Acesso em: outubro de 2022.
FELINTO, M. A escravidão no Brasil durou 300 anos. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/12/folhinha/4.html>. Acesso em: outubro de 2022.
MARQUESE, R. B. A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/nec/a/xB5SjkdK7zXRvRjKRXRfKPh/abstract/?lang=pt>. Acesso em: outubro de 2022.
PORTAL da cultura afro-brasileira. Disponível em: <https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/index.php>. Acesso em: agosto de 2021.
SCHRODER, A. A era da escravidão. Disponível em:<https://super.abril.com.br/especiais/a-era-da-escravidao/>. Acesso em: outubro de 2022.