You are currently viewing Escravos da tecnologia?

Escravos da tecnologia?

Oi! Você já conversou com alguém pelas redes sociais? O que você prefere: conversar fisicamente ou virtualmente? É sobre essas relações que estudaremos. Na atividade de hoje, você aprenderá um pouco mais a respeito do impacto das tecnologias nas relações entre as pessoas. Vamos lá?

Para pensar a respeito das mudanças de comportamento que surgiram com o desenvolvimento da tecnologia, assista ao vídeo, clicando no link abaixo:

“Os meios de comunicação” – Canal Aula 365 – Link: https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU

“História para crianças – Aula de tecnologias” – Canal: Kids DIA – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Nl_AXaqY3Ro

A tecnologia pode colocar você em contato com pessoas de quem você gosta e que estão distantes de você, mas também pode afastar você de pessoas que estão próximas. Como assim?  Parece bastante estranho, não é?

Veja a imagem abaixo:



Fonte: http://portalsq.com.br/alerta-saude-conheca-os-efeitos-do-uso-excessivo-de-tecnologia/


Fonte: http://www.arionaurocartuns.com.br/2017/03/charge-celular-amigo.html

Então, qual a sua opinião sobre o impacto da tecnologia digital na vida das pessoas, atualmente? Em seu caderno, faça um pequeno texto explicando sua opinião acerca desse assunto. Não se esqueça de se basear nas informações trazidas pelo vídeo e pela imagem acima.

Agora, transforme seu texto em um cordel.

Cordel é um gênero literário que utiliza poesia e rimas dos poetas populares, escrito em folhetos, para trazer algum assunto de forma divertida e agradar aos leitores.

Veja, no link abaixo, uma instrução sobre como fazer um cordel:

“O que é literatura de cordel?” – Canal: Quintal da Cultura – Link: https://www.youtube.com/watch?v=P3xqKjsemI4

Não se esqueça de mostrar seu cordel para sua família. Até a próxima!

PARA VOCÊ SABER MAIS:

“Você sabe com quem está falando? Criança mais segura na internet” – Canal: Família + Segura na Internet – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ESxcGbzfmG0

Ética e Cidadania | E – 5º ano

OBJETO DE CONHECIMENTO:
Campo artístico-literário gênero: Cordéis
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais. 


HABILIDADES:
História: (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.Português:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.