You are currently viewing Educação Física – Skate – Características históricas e culturais.

Educação Física – Skate – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://images.pexels.com/photos/3133685/pexels-photo-3133685.jpeg.
Data de acesso: 07 de março de 2022.

O skate tem uma série de características históricas e culturais que o tornam único e distintivo. Aqui estão algumas delas:

ORIGEM 

O skate é uma prática corporal de aventura urbana e surgiu na década de 1950, na Califórnia, Estados Unidos.  Inicialmente, era uma forma de surfar nas ruas quando as ondas estavam fracas. Os surfistas adaptaram rodinhas de patins a uma tábua de madeira, criando assim o primeiro skate.

PRINCIPAIS PARTES DO SKATE 

Shape: O shape é a parte principal do skate, sendo uma prancha retangular feita de madeira ou materiais compostos. Ele pode variar em tamanho e formato, dependendo do estilo de skate.

Trucks: Os trucks são as peças metálicas que são fixadas na parte inferior do shape. Eles são responsáveis por conectar as rodas ao shape e permitem que o skate faça curvas e manobras.

Rodas: As rodas do skate são feitas de poliuretano e variam em tamanho e dureza. Rodas maiores são mais estáveis e adequadas para velocidade, enquanto rodas menores são mais ágeis e adequadas para manobras.

Rolamentos: Os rolamentos são pequenas esferas de metal que são colocadas dentro das rodas. Eles permitem que as rodas girem suavemente e com facilidade.

Lixas: A lixa é uma camada de material abrasivo que é colada na parte superior do shape. Ela fornece aderência para os pés do skatista, permitindo que ele mantenha o equilíbrio e faça manobras com segurança.

Grip tape: O grip tape é uma fita adesiva colocada na parte superior do shape, sobre a lixa. Ele fornece uma superfície antiderrapante para os pés do skatista, garantindo uma melhor aderência.

Nose e tail: O nose é a parte frontal do shape, enquanto o tail é a parte traseira. Eles são ligeiramente curvados para cima, permitindo que o skatista faça manobras como ollies e flips.

EVOLUÇÃO

Ao longo dos anos, o skate passou por diversas transformações. As rodas de metal foram substituídas por rodas de uretano, o que proporcionou uma maior aderência e controle.  Além disso, o shape (prancha) do skate também evoluiu, tornando-se mais resistente e versátil.

CULTURA DO DIY

O skate é conhecido por sua cultura do “faça você mesmo” (do it yourself – DIY).  Os skatistas são encorajados a construir suas próprias rampas, obstáculos e até mesmo seus próprios skates.  Os skatistas podem escolher diferentes cores, estampas e marcas para o shape, além de adicionar adesivos e acessórios para deixar o skate com a sua própria identidade.Essa cultura valoriza a criatividade e a autonomia dos skatistas.

COMPETIÇÕES

O skate também é conhecido por suas competições, como os X Games e os Jogos Olímpicos. Essas competições atraem skatistas de todo o mundo e são uma oportunidade para mostrar suas habilidades e talentos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O ano em que o skate se popularizou nos Estados Unidos refere-se a

(A) 1950.

(B) 1960.

(C) 1970.

(D) 1980.

QUESTÃO 02

O skate é conhecido como cultura do “faça você mesmo”, e o nome atribuído a essa cultura é

(A) cultura hip – hop. 

(B) cultura dyi.

(D) cultura contemporânea. 

(D) cultura urbana.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Ao longo dos anos, o skate evoluiu e passou por diversas transformações. Estabeleça as diferenças entre os primeiros skates e os skates mais modernos.

QUESTÃO 04

Sobre as partes principais que constituem o Skate relacione

  1. Shape 
  2. Trucks 
  3. Rodas
  4. Rolamentos 
  5. Lixa
Peças que permitem que as rodas girem suavemente. Os rolamentos são compostos por esferas de aço ou cerâmica, que são colocadas dentro de anéis de metal.
Parte superior do shape, que possui uma camada de lixa adesiva para proporcionar aderência aos pés do skatista.
Peças de plástico ou uretano que permitem o deslizamento do skate.  Podem variar em tamanho e dureza, dependendo do estilo de skate e das preferências do skatista.
Eixos do skate, responsáveis por conectar as rodas ao shape.São compostos por uma base, um eixo e uma porca de regulagem.
Parte superior do shape, que possui uma camada de lixa adesiva para proporcionar aderência aos pés do skatista.
Tábua de madeira do skate, geralmente feita de maple. pode variar em tamanho e formato, de acordo com as preferências do skatista.

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” TIPOS DE SKATE”

CANAL 100 % MOVIMENTO ” TIPOS DE SKATE” < https://www.youtube.com/watch?v=ryq7WB37MU8 >
Data de acesso: 04 de Novembro de 2022
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF19) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.