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Educação Física – Práticas corporais de aventura – Aspectos históricos – culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Você aprendeu que as práticas corporais de aventura nos proporciona vários benefícios e vantagens, para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA – ASPECTOS HISTÓRICOS-CULTURAIS

 Imagem disponível em: <https://i.imgur.com/RgjDPiP.png > Data de acesso em 26 de Setembro de 2022.

As práticas corporais de aventura surgiram primeiramente nos países desenvolvidos com marco de sua origem em 1970 e consolidou-se  em 1990,  com modalidades  recreativas de adultos como: skydiving, surfe, montanhismo, paraquedismo, trekking, escalada, parkour, slackline, alpinismo, ciclismo de montanha e paintball, entre outros.

Exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

 Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo:

SUSTENTABILIDADEECOLÓGICA EQUILIBRADOIMPACTOSPARKOUR

É de suma importância realizar um prévio planejamento para a montagem da estrutura do ________________________ de forma que não ocasionem _________________________ ambientais que possam afetar o meio ambiente. Os praticantes dessa modalidade desenvolvem relação simbiótica com a natureza, com maior consciência ____________________________, visto a compreensão da necessidade em manter o meio ambiente __________________________, primando pela preservação ambiental e ___________________________.

QUESTÃO 02

As práticas corporais de aventura são atividades bastante divertidas, contudo para torná-las mais seguras é muito importante o uso de equipamentos de segurança, evitando assim acidentes e possíveis traumas. Responda em seu caderno:

Quais são as principais medidas ou equipamentos de segurança necessáros para essa prática?

QUESTÃO 03

SOBRE AS CATEGORIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS, MARQUE:

01- PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO AR.

02 – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA TERRA.

03 – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANA.

04 – PRÁTICA CORPORAIS DE AVENTURA AQUÁTICOS.

PARAQUEDAS
PARAPENTE
PARKOUR
SURFE
ASA DELTA
MONTANHISMO
ARVORISMO
SKATE
ESCALADA ARTIFICIAL
TREKKING
BALONISMO
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO
RAPEL
BUNGEE JUMPING
RAFTING
SURFE
HIKING
PATINS

QUESTÃO 04

Os termos: PRESERVAÇÃO e CONSERVAÇÃO do meio ambiente significam:

(a) Os termos destacados têm o mesmo significado;

(b) Preservação diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais e Conservação significa manter o meio ambiente intocado pelo ser humano;

(c) Preservação significa manter o meio ambiente natural intocado pelo ser humano; e Conservação significa usar os recursos naturais de forma sustentável e responsáve;l

(d) Preservação significa manter a vida dos animais na natureza e conservação significa manter as plantas na natureza.

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E O MEIO AMBIENTE”

CANAL 100% MOVIMENTO ” PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E O MEIO AMBINTE” < https://www.youtube.com/watch?v=PcYHFQFfMDY> Data de acesso em 26 de Setembro de 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1v6dkXjN_B93EhTYnslrvYhLa7DZ1sNE1?usp=sharing

Componente Curricular:Educação física 
Habilidade:GO-EF08EF29) Identificar a origem das práticas corporais de aventura  e  as  possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
Referencial
teórico
Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.