You are currently viewing Educação física – Croquêt

Educação física – Croquêt

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Você aprendeu que a prática do Croquêt nos proporciona vários benefícios e vantagens para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

Imagem disponível em: https://i.imgur.com/gaSMVgt.png. Data de acesso: 10 de Maio de 2022.

Aparentemente o jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830,sendo um derivado do Golfe. Foi jogado sob o nome de paille maille ou Pall Mall, derivados de palavras em latim para “bola e martelo”.  Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas. Atualmente é jogado no Canadá, Estados Unidos, Austráli e Frnça e nunca chegou a se popularizar como esporte pelo mundo, sendo mais praticado como recreação. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas ao objetivo do Croquêt.

O Objetivo do _________________________é marcar pontos acertando as bolas com um taco através de uma sequência de ______________________ (aros) e contra uma pequena ________________________ central, a fim de percorrer o percurso estabelecido. O campo gramado retangular, onde são fixados aros e ___________________________ de madeira ou de ______________________ para delimitar o percurso do jogo.

QUESTÃO 02

Marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO para questões relacionadas às curiosidades do Croquêt.

( ) O jogo aparece no desenho animado Wicket Wacky, do Pica-Pau.

( ) O mais antigo documento a dar a palavra “croquet” com uma descrição do jogo moderno é o conjunto de regras registrado por Isaac Spratt, em novembro de 1856 com a Empresa Stationers ‘em Londres.

( ) A maior notoriedade do croquet foi sua única participação como modalidade olímpica durante os jogos de 1800 na Holanda.

( ) Atualmente é jogado na Islândia, sendo mais praticado como Esporte. 

( ) Jogo de grama, jogado tanto como um passatempo de lazer, como um esporte competitivo. Trata-se de bater bolas de plástico ou de madeira com um martelo através de aros incorporados ao gramado de jogo.

QUESTÃO 03

Com relação às regras básicas do Croquêt,  marque somente a alternativa incorreta.

( ) O campo de croquet é geralmente gramado e retangular, cercado por linhas brancas. 

( ) Os aros são de ferro, arredondados superiormente, e pintados geralmente em branco. A coroa do primeiro aro é azul, e a do último vermelha.

( ) Conta-se 02 pontos quando a bola atravessa seu próximo aro, e um – ponto quando ela bate na estaca no fim do percurso. Por conseguinte, cada bola marca quinze pontos – um máximo de 30 pontos por equipe.

( )  O jogo termina quando uma equipe completa, com ambas as bolas, o percurso dos doze aros até atingir a estaca.

( ) Quando roupa do jogador ou sua raquete tocarem a rede. 

( ) Quando a peteca acertar o jogador, o teto ou sua roupa.

QUESTÃO 04

No Croquêt, o que não é considerado falta? 

( ) Segurar com a mão a cabeça do malho.

( ) Chutar o malho e, conseqüentemente, a bola.

( ) Descansar tanto o malho quanto o braço ou mão que estiverem sendo usados na jogada, sobre o pé ou perna.

( ) Acertar na bola 01 vez em uma tacada.

( ) Empurrar ou puxar sua bola quando ela estiver em contato com outra, sem primeiro dar-lhe urna tacada.

QUESTÃO 05

SIGA AS PISTAS E ENCONTRE AS PALAVRAS QUE REPRESENTAM OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO CROQUÊT.

CROQUÊT1234567891011121314
AQWERMARRETASTE
BZQCAWSXEDCRFVS
CBTLGBYHNUJMIKT
DAPIÇQAERTYUPOA
ENAPOSTIGOSDFGC
FDHSETASJKLZXCA
GEVBNMOLIJUMYHS
HINGFDSAZXCVBNM
IRWRBOLASTJKLFE
JAROSZAQXSWCDEV
  1. PISTA A5: Feitos de madeira, com as faces planas e cabeça que  pode ser redonda ou quadrada __________________
  2. PISTA I4: Medem de 6,5 cm,  nas cores azul, preto, vermelho e amarelo____________________________________________
  3. PISTA A14: Local onde o jogador deve acertar apos passar por todos os postigos__________________________________
  4. PISTA J1: Composição de ferro, arredondados superiormente, e pintados geralmente em branco_________________
  5. PISTA E3: alvo onde os jogadores devem acertar________________
  6. PISTA C1: Objeto que sinaliza cada canto do campo de jogo, sendo assim identificados: canto 1, sudoeste, bandeira azul; canto 2, noroeste, bandeira vermelha________________________________________________________________
  7. PISTA B3: Marcador que indicará qual o próximo aro a ser cruzado. ________________________________________________
  8. PISTA F3: Marcadores que sinalizam o caminho onde os jogadores devem seguir__________________________________

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO “APRENDENDO CROQUÊT”

CANAL: ELAINE FARIA DE OLIVEIRA ” APRENDENDO CROQUÊT” < https://www.youtube.com/watch?v=IPJjbC0WlvI >
Data de acesso: 13 de Maio de 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1_U7m8d9VtY9gfB0qdameiUayRNjxZZUD?usp=sharing

Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características históricas culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
Referencial teóricoDarido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. 2 (352 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-601-1 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-603-5 (v. 2)

Esporte de rebote. 2. Peteca. 3. Tênis de campo. 4. Tênis de mesa. 5. Voleibol. 6. Atletismo. I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.