You are currently viewing Geografia – Cerrado, a savana mais rica do planeta!

Geografia – Cerrado, a savana mais rica do planeta!

Assista ao vídeo “você conhece o Cerrado?” e comece a sua viagem rumo ao conhecimento e grandes descobertas!! (Você conhece o Cerrado? WWF Brasil- disponível no site Youtube)

Agora que você ficou sabendo o que é o cerrado e a quantidade de espécies que vivem nele, anote no seu caderno as informações que você considerou mais importante, assista ao vídeo novamente se tiver dúvidas.

Procure no dicionário o significado de Bioma, para entender melhor as explicações do vídeo. Não se esqueça de anotar no seu caderno também.

Interessante, não é mesmo? Ele é considerado uma “Savana”. Pesquise o que é savana e suas características continue a registrar em seu caderno mais essa descoberta.

Assista ao vídeo “Sobre o Bioma Cerrado” e aprenda a idade desse bioma e porque ele é considerado uma floresta de cabeça para baixo.

(“Sobre o Bioma Cerrado” – “Portal Kairós”, disponível no site Youtube)

Leia o texto “Degradação do Cerrado” para saber como acontece a ocupação do cerrado e quais as consequências para esse bioma.

(“Degradação do Cerrado”, canal Mundo Educação, disponível no site UOL)

No texto há uma imagem que contém dois mapas. Analise bem esses mapas e faça uma comparação das informações presentes neles.

Mapa comparativo entre as áreas originais e a vegetação remanescente do Cerrado ²

Curioso como um bioma tão importante para a sobrevivência da vida humana e de inúmeras espécies de seres vivos foi tão devastada no decorrer do tempo. Não parece ser coerente essa realidade, o que você acha?

Assista ao vídeo a seguir e aprenda ainda mais sobre a importância e riqueza que o Cerrado traz com a sua existência.

(“Cerrado, a ‘floresta de cabeça para baixo’ que leva água à boa parte do Brasil”, canal BBC News Brasil, Youtube)

Informações preciosas, não acha?

Sua vez de ajudar a conscientizar as pessoas quanto a realidade da degradação do cerrado e da necessidade de preservação desse bioma.

Elabore uma campanha de conscientização para apresentar ao seu professor ou professora quando retornarem as aulas presenciais. Para isso você propor um conteúdo para produção de anúncios e cartazes. Escreva em seu caderno as informações que precisam conter nesses veículos de conscientização:

• O que é o cerrado;
  • Qual sua importância para a preservação da vida;
  • O estado atual de conservação desse bioma;
  • Sua opinião a respeito de atitudes necessárias para preservação do Cerrado;

Planeje bem o seu texto, não esqueça que ele deve ter pelo menos três parágrafos, depois leia o texto e verifique se as palavras estão escritas corretamente. Se não estiver, corrija com ajuda do dicionário.

Para Saber Mais

(Belezas do Cerrado- WWF Brasil- disponível no site Youtube)

HABILIDADES(EF05GE03-B) Compreender a relação entre o crescimento urbano com as mudanças socioambientais e econômicas nele inseridos, destacando a ocupação do cerrado.(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político- cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.